Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorOliveira, Liliana Patrícia Ferreira de
dc.date.accessioned2017-10-20T14:30:28Z
dc.date.available2017-10-20T14:30:28Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório de estágio evidencia uma análise crítica sobre as ações desenvolvidas ao longo da Prática Educativa Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do percurso, vivenciado por algumas inquietudes e intensas emoções, realizaram-se várias aprendizagens, que permitiram um crescimento profissional crítico, ativo e contínuo. Com efeito, desenvolveram-se nesse período competências de observação, investigação e reflexão; competências curriculares e pedagógico-didáticas; bem como atitudes e valores profissionais, pessoais e relacionais. Estas competências foram desenvolvidas, tendo por base a metodologia de investigação-ação e o trabalho colaborativo, que ajudaram a que fossem construídos novos caminhos e consideradas outras perspetivas. Assim, a adoção das diversas fases da metodologia de investigação-ação permitiu o desenvolvimento de uma prática crítica, consciente e sustentada e o trabalho colaborativo foi crucial para se desenvolver uma linguagem comum, que possibilitou a discussão de práticas e, consequentemente, a resolução de problemas surgidos nos dois contextos educativos. Assim, considera-se que o trabalho desenvolvido capacitou a mestranda para o um saber agir em contexto, contribuindo, ao mesmo tempo, para a construção de uma identidade pessoal e profissional, que certamente lhe será útil, quando se envolver no futuro em novas práticas educativas.pt_PT
dc.description.abstractIn the scope of the Master's Degree in Pre-primary and Secondary Education, the present internship report evidences a critical analysis of the actions developed during the Supervised Educational Practice, in the context of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. Throughout the course, experienced by some concerns and intense emotions, several learning were carried out, which allowed a critical, active and continuous professional growth. In that period, powers of observation, research and reflection were developed; curricular and pedagogical-didactic skills; as well as professional, personal and relational attitudes and values. These competences were developed, based on the methodology of investigation-action research and collaborative work, which helped to build new paths and considered other perspectives. Thus, the adoption of the different phases of the investigation-action methodology allowed the development of a critical, conscious and sustained practice, and the collaborative work was crucial to develop a common language, which enabled the discussion of practices and, consequently, the resolution of problems emerged in the two educational contexts. Thus, it is considered that the work developed enabled the student to act in context, while at the same time contributing to the construction of a personal and professional identity, which will certainly be useful to him when engaging in the future in new Educational practices.pt_PT
dc.identifier.tid201761580
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10343
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectPedagogias desenvolvidaspt_PT
dc.subjectEducador Reflexivopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectProfissional Colaborativopt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectDeveloped pedagogiespt_PT
dc.subjectReflective Educatorpt_PT
dc.subjectInvestigation-actionpt_PT
dc.subjectCollaborative Professionalpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_LilianaOliveira_2017.pdf
Size:
2.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: