Publication
Preparação para a docência: a educação pela arte para o desenvolvimento de competências de oralidade no 2.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Costa, José António Ribeiro da | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Inês da Conceição Pinto de | |
dc.contributor.author | Mesquita, Maria Manuel Simões Lopes Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2024-12-30T10:42:16Z | |
dc.date.available | 2024-12-30T10:42:16Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. O relatório reflete o percurso da mestranda, no ano letivo de 2022/2023, no estágio curricular desenvolvido nos 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. Espelha ainda os conhecimentos teóricos e pedagógicos obtidos ao longo da formação académica e do percurso pessoal da estagiária. Tendo por base um perfil de professor investigativo e atento às necessidades dos alunos, foi realizado um projeto de investigação, que teve como ponto de partida a seguinte questão investigativa: "Como pode a Educação pela Arte desenvolver competências na oralidade em alunos do 2.º CEB em Português Língua Materna?". Através deste projeto, procurou-se compreender a potencialidade da metodologia Educação pela Arte para o desenvolvimento da produção oral. Para a concretização do mesmo, adotou-se a metodologia investigação-ação, estabeleceu-se um plano de ação ao longo de duas regências e uma monitorização do impacto do mesmo numa grelha de avaliação por observação dos alunos e por meio de registos audiovisuais. As métricas definidas foram ambiciosas e permitiram parcialmente medir a eficácia do plano de ação, pois não foi possível estabelecer uma relação clara de causa-efeito entre a metodologia Educação pela Arte utilizada e as melhorias na oralidade apresentadas. | pt_PT |
dc.description.abstract | . | pt_PT |
dc.description.abstract | The current lnternship Report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice in the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, at Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. The report reflects the journey of the master's student during the academic year 2022/2023, in the curricular internship developed in the1st and 2nd Cycles of Basic Education. lt also mirrors the theoretical and pedagogical knowledge gained throughout the academic training and the student's personal development. Based on a profile of an investigative teacher who is attentive to the needs of students, a research project was carried out, which started with the following research question: "How can Education through Art develop oral skills in students enrolled in the discipline of Portuguese Mother Tangue on the 2nd Cycle of Basic Education?". Through this project, the aim was to understand the potential of Education through Artas a methodology for the development of oral production. To carry this out, the research-action methodology was adopted, an action plan was established over two teaching sessions, and the impact of this plan was monitored using an evaluation grid through student observation and audio-visual records. The defined metrics were ambitious and allowed for a partial measurement of the plan's effectiveness, as it was not possible to establish a clear cause-and-effect relationship between the Education through Art methodology used and the improvements in oral skills presented. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203775732 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26939 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Educação pela arte | pt_PT |
dc.subject | Exposição oral | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Reasearch-action | pt_PT |
dc.subject | Education through art | pt_PT |
dc.subject | Oral presentation | pt_PT |
dc.title | Preparação para a docência: a educação pela arte para o desenvolvimento de competências de oralidade no 2.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |