Repository logo
 
Publication

A Influência da orientação empreendedora na decisão de internacionalização: uma perspetiva de género

datacite.subject.fosGestãopt_PT
datacite.subject.fosInternacionalizaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBraga, Alexandra Maria da Silva
dc.contributor.authorRibeiro, Alexandra Cecília Teixeira
dc.date.accessioned2023-03-22T11:01:48Z
dc.date.embargo2025-01-31
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractA orientação empreendedora (OE) é um dos conceitos centrais na literatura de empreendedorismo, com uma relevância inquestionável no crescimento económico. Os empreendedores são motivados a iniciar um negócio, seja por oportunidade ou necessidade, e a OE tem valor como fator de influência na determinação de tomada de decisão, nomeadamente, a nível internacional. O objetivo desta dissertação é reconhecer quais as dimensões da OE que estão associadas à perspetiva de internacionalização. Para atingir este objetivo foram elaborados dois estudos: o primeiro pretende fornecer orientação aos investigadores sobre: (a) mapeamento da literatura em orientação empreendedora individual (OEI) numa perspetiva de internacionalização (OEI(I)); (b) os desafios e possibilidades de medição da OEI(I) e; (c) futuras linhas de investigação da OEI(I); de forma a servir de base para o estudo seguinte. No segundo estudo, com recurso a métodos qualitativos – entrevistas a seis empreendedores do setor têxtil e de vestuário – pretende-se investigar o impacto das dimensões da OE nas motivações e intenções empreendedoras para a internacionalização e inferir se o género tem implicações neste sentido. As principais conclusões deste estudo apontam para: os temas em estudo neste campo de investigação baseiam-se, essencialmente, em quatro eixos – desempenho, estratégia de internacionalização, atitude empreendedora e gestão – evidenciando a presença de convergência dos temas em estudo; a OE aumenta positivamente a intenção empreendedora; há uma forte relação entre a intenção empreendedora internacional e as dimensões de proatividade, assunção de riscos e perseverança; que o género não é uma questão significativamente subjacente à questão do sucesso organizacional e; a importância de cada dimensão para predizer a natureza e o sucesso de um empreendimento nos mercados nacionais e internacionais, depende de fatores externos, fatores internos e das características dos líderes da organização, podendo a OE ser constituída por diferentes combinações das sete dimensões estudadas.pt_PT
dc.description.abstractEntrepreneurial orientation (EO) is one of the central concepts in the entrepreneurship literature, with an unquestionable relevance in economic growth. Entrepreneurs are motivated to start a business, whether by opportunity or need, and EO has value as an influential factor in decision-making determination, namely at the international level. The general objective of this dissertation is to recognize which EO dimensions are associated with the internationalization perspective. To achieve this goal two studies were developed: the first one aims at providing guidance to researchers about: (a) mapping the literature on IEO from an internationalization perspective (IEO(I)); (b) the challenges and possibilities of measuring IEO(I) and; (c) future lines of research on IEO(I); in order to serve as a basis for the following study. In the second, using qualitative methods - interviews with 6 entrepreneurs from the textile and clothing sector - it is intended to investigate the impact of EO dimensions in entrepreneurial motivations and intentions for internationalization and to infer if gender has implications in this regard. The main findings of this study are: the themes under study in this field are based on 4 axes - performance, internationalization strategy, entrepreneurial attitude and management - evidencing the presence of convergence of the themes in study; EO positively increases entrepreneurial intention; there is a strong relationship between international entrepreneurial intention and the dimensions of proactivity, risk-taking and perseverance; that gender is not as underlying to the issue of organizational success and; the importance of each dimension in predicting the nature and success of a venture in national and international markets, depends on external factors, internal factors and the characteristics of the leaders of the organization, and EO can be constituted by different combinations of the seven dimensions studied.pt_PT
dc.identifier.tid203173457pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22555
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectorientação empreendedorapt_PT
dc.subjectorientação empreendedora individualpt_PT
dc.subjectorientação empreendedora internacionalpt_PT
dc.subjectinternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectgéneropt_PT
dc.titleA Influência da orientação empreendedora na decisão de internacionalização: uma perspetiva de géneropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Internacionalização de Empresaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AlexandraRibeiro_MGIE_2022.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_AlexandraRibeiro_MGIE_2022
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: