Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de Catarina Pais Fernandes

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.advisorFigueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
dc.contributor.authorFernandes, Catarina Pais
dc.date.accessioned2025-08-01T13:31:08Z
dc.date.available2025-08-01T13:31:08Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente documento, denominado de Relatório de Estágio, foi realizado no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à obtenção do grau de Mestre. Este documento reflete a experiência vivenciada pela mestranda em ambos os contextos educativos. Ao longo da prática pedagógica, adotou-se uma postura ética, crítica e reflexiva, característico da metodologia de Investigação-Ação, a qual se revelou fundamental para a melhoria contínua das práticas. Além disso, as práticas foram sustentadas num ciclo sistemático de observação, ação, planificação e reflexão. Ao longo deste percurso, foram desenvolvidos dois projetos de intervenção, um para cada nível educativo, baseados na Metodologia de Trabalho de Projeto. As ações pedagógicas desenvolvidas basearam-se em metodologias ativas e em abordagens pedagógicas que permitiram às crianças assumir um papel central e participativo no seu processo de aprendizagem. O documento reflete ainda o trabalho colaborativo entre o par pedagógico, a educadora e professora cooperante, as famílias, as crianças e as supervisoras institucionais. A sua elaboração teve como base referentes teóricos, pedagógicos e legais. As ações educativas desenvolvidas foram orientadas pelos interesses e necessidades das crianças, de forma a assegurar uma prática intencional, significativa e contextualizada.por
dc.description.abstractThis document, called the Internship Report, was carried out within the scope of the Supervised Educational Practice, inserted in the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with a view to obtaining the Master's degree. This document reflects the experience lived by the master's student in both educational contexts. Throughout the pedagogical practice, an ethical, critical and reflective posture was adopted, characteristic of the Action Research methodology, which proved to be fundamental for the continuous improvement of practices. In addition, the practices were sustained in a systematic cycle of observation, action, planning and reflection. Along this path, two intervention projects were developed, one for each educational level, based on the Project Work Methodology. The pedagogical actions developed were based on active methodologies and pedagogical approaches that allowed children to assume a central and participatory role in their learning process. The document also reflects the collaborative work between the pedagogical pair, the educator and cooperating teacher, families, children and institutional supervisors. Its elaboration was based on theoretical, pedagogical and legal references. The educational actions developed were guided by the interests and needs of the children, in order to ensure an intentional, meaningful and contextualized practice.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30292
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectInvestigação-ação
dc.subjectMetodologia de trabalho de projeto
dc.subjectTrabalho colaborativo
dc.subjectPrática educativa
dc.subjectAction research
dc.subjectProject based learning
dc.subjectCollaborative work
dc.subjectEducational practice
dc.titleRelatório de estágio de Catarina Pais Fernandespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Catarina Fernandes_2025.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: