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(Des)dramatizar o saber - Aprender a (des)aprender num contexto de educação não-formal de adultos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQueirós, João
dc.contributor.advisorGarcia, Ana
dc.contributor.authorPereira, Ana Lídia dos Santos
dc.date.accessioned2024-10-01T14:17:01Z
dc.date.available2024-10-01T14:17:01Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente relatório de projeto foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Intervenção Social, na especialização de Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos. Alicerçado na metodologia da Investigação Ação-Participativa, espelha oito meses de colaboração com um grupo de adultos aprendentes, num contexto de educação não-formal, criado no quadro de ação da APEFA. Integrado no projeto “Percursos de Cidadania - Alfabetização e Literacias”, “(Des)Dramatizar o Saber” debruçou-se sobre a Educação Básica de Adultos, compreendendo-a como o desenvolvimento de competências essenciais para a vida, para enfrentar os desafios da contemporaneidade e para fazer aproximar as pessoas adultas da desejada cidadania plena. Assim, encarando a alfabetização de forma complexa e multifacetada, para lá da aprendizagem da leitura, escrita e numeracia, procurou abarcar a multidimensionalidade dos sujeitos. Sob pressupostos democráticos, este projeto, pensado também enquanto obra de arte, foi criado pelos variados atores, a partir das suas necessidades e vontades e integrando cada uma das suas personalidades e potencialidades, de forma dinâmica e flexível. Estabelece, desta forma, uma analogia entre processo educativo e processo criativo, convocando a expressão dramática para um processo transformador, libertador e empoderador para educandos e educadora. Considerando os 3.1% de população portuguesa analfabeta e a secundarização a que tem sido votado o setor da educação de adultos, o projeto aqui relatado ambiciona ser um contributo para a discussão de possíveis respostas inovadoras, reequacionando-se as políticas públicas, bem como as práticas pedagógicas. Num diálogo próximo com a educação artística, o projeto, portanto, desafia, nomeadamente, os moldes do aprender a (des)aprender.pt_PT
dc.description.abstractThis project report was developed as part of the master's degree in “Educação e Intervenção Social”, specializing in “Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos”. Based on the methodology of Participatory Action Research, it reflects eight months of collaboration with a group of adult learners, in a non-formal education context, created within the framework of APEFA's action. As part of the “Percursos de Cidadania - Alfabetização e Literacias” project, “(Des)Dramatizar o Saber” focused on Adult Basic Education, understanding it as the development of essential skills for life, to face the challenges of contemporaneity and to bring adults closer to the desired full citizenship. Thus, looking at alphabetization in a complex and multifaceted way, beyond learning to read, write and do numeracy, it sought to encompass the multidimensionality of the subjects. Under democratic assumptions, this project, also thought of as a work of art, was created by the various actors, based on their needs and desires and integrating each of their personalities and potentialities, in a dynamic and flexible way. In this way, it establishes an analogy between the educational process and the creative process, calling on dramatic expression for a transformative, liberating and empowering process for both the learners and the educator. Considering that 3.1% of the portuguese population is illiterate and that the adult education sector has been sidelined, the project reported here aims to be a contribution to the discussion of possible innovative responses, rethinking public policies as well as pedagogical practices. In a close dialogue with art education, the project therefore challenges the molds of learning to (un)learn.pt_PT
dc.identifier.tid203704657
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26166
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação (Básica) de adultospt_PT
dc.subjectAlfabetizaçãopt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectExpressão dramáticapt_PT
dc.subjectAdult (Basic) educationpt_PT
dc.subjectAlphabetizationpt_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectDramatic expressionpt_PT
dc.title(Des)dramatizar o saber - Aprender a (des)aprender num contexto de educação não-formal de adultospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Intervenção Social Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultospt_PT

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