Publication
Utilização do vídeo na flipped classroom e no b-e learning
dc.contributor.author | Silva, Armando | |
dc.contributor.author | Peres, Paula | |
dc.contributor.author | Oliveira, Lino | |
dc.contributor.author | Jesus, Ângelo | |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T13:57:27Z | |
dc.date.available | 2021-11-22T13:57:27Z | |
dc.date.issued | 2017-05 | |
dc.description.abstract | A produção de conteúdos em formato vídeo para contextos de aprendizagem requer um conjunto de competências técnicas e pedagógicas específicas. Neste trabalho e no âmbito das especificidades técnico-formais do vídeo, destacamos o papel fundamental desempenhado pela linguagem específica do vídeo e pela escolha do plano-enquadramento adequado a cada tipologia de vídeo. No âmbito das especificidades pedagógicas do uso do vídeo, quer em contextos de aprendizagem online - plataformas de EaD, e-b-Learning e MOOC -, quer em contextos de aprendizagem em Flipped Classroom, é fundamental que o conteúdo do vídeo seja suficientemente claro, objetivo e preciso, e, ainda, tem que prever todas as situações de dúvidas que possam surgir ao aluno durante o visionamento do vídeo, por forma a colmatar eficazmente a falta de apoio do professor ou tutor em tempo real. Tendo o vídeo, enquanto meio de comunicação e difusão de conteúdos, uma linguagem própria e específica, cujo conhecimento e aplicação é imprescindível para se atingir quer os objetivos pretendidos quer uma comunicação eficaz, apresentamos neste trabalho uma taxonomia para o uso pedagógico do vídeo, que cruza as diferentes tipologias de vídeo mais utilizadas nas plataformas de e-b-Learning com os enquadramentos de planos da escala de planos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, A., et al. (2017). Utilização do vídeo na flipped classroom e no b-e learning. Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017. U. d. Minho. Braga - Portugal. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-97374-7-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18927 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Vídeo | pt_PT |
dc.subject | Plano de vídeo | pt_PT |
dc.subject | Escala de planos de vídeo | pt_PT |
dc.subject | Tipologias de vídeo | pt_PT |
dc.subject | Flipped classroom | pt_PT |
dc.subject | e-Learning | pt_PT |
dc.subject | b-Learning | pt_PT |
dc.subject | MOOC | pt_PT |
dc.title | Utilização do vídeo na flipped classroom e no b-e learning | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 1571 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1559 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017 | pt_PT |
person.familyName | Oliveira | |
person.familyName | Jesus | |
person.givenName | Lino | |
person.givenName | Ângelo | |
person.identifier | R-002-3YN | |
person.identifier.ciencia-id | 4A10-531B-2987 | |
person.identifier.ciencia-id | A91F-3585-4F42 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7116-5660 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3972-8253 | |
person.identifier.rid | B-6440-2011 | |
person.identifier.rid | A-4404-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56153841300 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c279c65e-43f3-411d-b88e-7394dbdabd08 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1cbff3da-9800-4bd7-8d84-fd8d9ca819b2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c279c65e-43f3-411d-b88e-7394dbdabd08 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- CAP_Ângelo Jesus.pdf
- Size:
- 245.01 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format