Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorGomes, Ana Sofia Rodrigues da Costa
dc.date.accessioned2017-01-03T16:36:04Z
dc.date.available2017-01-03T16:36:04Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada foi elaborado o presente relatório de estágio que teve em conta toda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014. Este documento procura apresentar a ação pedagógica desenvolvida nas valências de creche e de educação pré-escolar e a construção de conhecimento e de competências que derivou deste processo formativo. Neste documento a estagiária pretende analisar de forma crítica e reflexiva o trabalho que desenvolveu ao longo do período de estágio. Deste modo, a estagiária tem como intenção problematizar as exigências da prática profissional, desenvolvendo e consolidando, de forma sustentada e reflexiva, as suas competências pessoais e profissionais. Assim, a prática educativa da estagiária sustentou-se num quadro teórico e legal construído ao longo do seu percurso formativo, nas especificidades de cada contexto educativo com que interagiu e nos conhecimentos que adquiriu sobre cada criança, no sentido de desenvolver uma ação imbuída de intencionalidade pedagógica. Seguindo esta linha de pensamento, importa referir a metodologia de investigação-ação que enquadrou a sua práxis durante o período de prática pedagógica supervisionada. A adoção desta metodologia permitiu à estagiária desenvolver os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, na qual baseou a sua prática educativa. Apoiada em estratégias investigativas e reflexivas, a estagiária procurou transformar, melhorar e adequar a sua ação. Este percurso percorrido pela estagiária promoveu o seu desenvolvimento enquanto profissional de educação e ofereceu oportunidades de aprendizagem significativa às crianças com quem interagiu.pt_PT
dc.description.abstractUnder the scope of the Masters in Preschool Education and the curricular unit of Supervised Pedagogical Practice was developed the present report for professional qualification which took into account all educational practice developed throughout the school year of 2013/2014. This paper seeks to present the pedagogical practice developed in the childcare and preschool education valences and also, elucidate the construction of knowledge which derived from this formative process. In this document the masters student intends to analyze critically and reflectively her work throughout the internship period. Thus, the student intends to question the requirements of the professional practice, while developing and consolidating, in a sustained and reflective way, her personal and professional skills. Thereby, the educational practice of the student sustained itself on a theoretical and legal framework built throughout her formative path, in the specificities of each educational context with which interacted and on the knowledge acquired about each child, in an effort to develop an action imbued in pedagogical intentionality. Following this line of thought, it's important to mention the methodology of action research, in which its practice was based during the period of supervised teaching practice. The adoption of this methodology allowed the student to develop the processes of observation, planning, action, evaluation and reflection, in which its educational practice was fundamented. Supported on these investigative and reflective strategies, the student sought to transform, improve and adapt its action. This path constructed and traveled by the masters student promoted its development as an education professional and promoted opportunities for significant learning to children whom she interacted withpt_PT
dc.identifier.tid201522390
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9094
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectCompetências profissionaispt_PT
dc.subjectChildhood educationpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectProfessional skillspt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Sofia Gomes_2014.pdf
Size:
666.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: