Publication
Epistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissional
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.contributor.author | Moreira, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T11:39:50Z | |
dc.date.available | 2019-06-18T11:39:50Z | |
dc.date.issued | 2018-12 | |
dc.description.abstract | Este artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma investigação – estudo de caso, variante multicaso - de cariz qualitativo que, a partir da interpelação de futuros professores em formação, quis entender as suas conceções construídas sobre a identidade e prática profissionais de um docente. Por via da resposta a um inquérito por questionário, dezasseis estudantes, a frequentarem o 4.º ano (de cinco: 3 anos de Licencituatura + 2 Mestrado) de dois cursos de habilitação para a docência, redigiram uma narrativa pessoal, livre e estruturada, expondo as suas representações, interpretações e opiniões alusivas a três temas distintos: a formação inicial experienciada no Esnino Superior, o processo de supervisão pedagógica ainda a experimentar, as especificidades definidoras da identidade profissional docente. Pese embora se trate de uma amostra reduzida, a mesma é também o exemplo de que um estudo de caso, aqui centrado numa particular instituição de formação, pode oferecer um panorama de perceções várias. E, desta forma, torna-se possível, ainda, pensar os desafios que, no século XXI e associados à espistemologia docente, se colocam às instituições de Ensino Superior no que concerne à formação de professores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, P., & Moreira, A. I. (2018). epistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 13, 1964-1994. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11324 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14026 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.title | Epistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissional | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 1994 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1964 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 13 | pt_PT |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.familyName | Moreira | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.ciencia-id | 4315-7FCF-80C0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6757-8005 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
relation.isAuthorOfPublication | af0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 |