Repository logo
 
Publication

Epistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissional

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.date.accessioned2019-06-18T11:39:50Z
dc.date.available2019-06-18T11:39:50Z
dc.date.issued2018-12
dc.description.abstractEste artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma investigação – estudo de caso, variante multicaso - de cariz qualitativo que, a partir da interpelação de futuros professores em formação, quis entender as suas conceções construídas sobre a identidade e prática profissionais de um docente. Por via da resposta a um inquérito por questionário, dezasseis estudantes, a frequentarem o 4.º ano (de cinco: 3 anos de Licencituatura + 2 Mestrado) de dois cursos de habilitação para a docência, redigiram uma narrativa pessoal, livre e estruturada, expondo as suas representações, interpretações e opiniões alusivas a três temas distintos: a formação inicial experienciada no Esnino Superior, o processo de supervisão pedagógica ainda a experimentar, as especificidades definidoras da identidade profissional docente. Pese embora se trate de uma amostra reduzida, a mesma é também o exemplo de que um estudo de caso, aqui centrado numa particular instituição de formação, pode oferecer um panorama de perceções várias. E, desta forma, torna-se possível, ainda, pensar os desafios que, no século XXI e associados à espistemologia docente, se colocam às instituições de Ensino Superior no que concerne à formação de professores.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, P., & Moreira, A. I. (2018). epistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 13, 1964-1994.pt_PT
dc.identifier.doi10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11324pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14026
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.titleEpistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissionalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1994pt_PT
oaire.citation.startPage1964pt_PT
oaire.citation.titleRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameMoreira
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublicationaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_Pedro Duarte_2018c.pdf
Size:
453.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: