Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorCosta, Joana Marques Pinto
dc.date.accessioned2018-08-22T11:52:47Z
dc.date.available2018-08-22T11:52:47Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de estágio apresenta-se como a última etapa de todo o processo de formação, de um futuro profissional de educação, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi desenvolvido para a Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, contemplando as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, os construtos teóricos que a sustentaram, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. A construção deste documento e a PES emergiram como um espaço de mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, que foram utilizados como suporte de toda a prática. O desenvolvimento destes saberes profissionais foi baseado numa metodologia de investigação, metodologia de investigação-ação, que pressupõe o processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão, como forma de construção de práticas educativas significativas, para o profissional e para a criança. Assim, partiu-se de uma perspetiva socioconstrutivista, onde a criança é vista como um agente participativo e o ponto central de todo o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, ao longo da prática, foram desenvolvidas atividades que foram ao encontro dos interesses, gostos e motivações das crianças, promovendo o seu desenvolvimento holístico. Deste modo, a reflexão contínua, quer individual, em díade ou em tríade, permitiu a elaboração deste documento, sendo por isso um ponto fulcral no crescimento pessoal e profissional, por ter estimulado a melhoria da prática.pt_PT
dc.description.abstractThe present internship report is the last step of the entire training process, of a future education professional, to obtain a master's degree in pre-school education and primary school education. This was developed for the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, contemplating the practices that were developed in the context of the stage, the theoretical constructs that supported it, as well as a critical and reflexive analysis on them. The construction of this document and the PES emerged as a space for the mobilization of scientific, pedagogical and didactic knowledge, which was used to support all practice. The development of these professional knowledge was based on a research methodology, research-action methodology, which presupposes the cyclical process of observation, planning, action and reflection, as a way of constructing meaningful educational practices for the professional and the child. Thus, we started with a socioconstructivist perspective, where the child is seen as a participatory agent and the focal point of the whole process of teaching and learning. Therefore, throughout the practice, were developed activities that met the interests, tastes and motivations of the children, promoting their holistic development. In this way, continuous reflection, whether individual, in dyad or in triad, allowed the elaboration of this document, being therefore a focal point in the personal and professional growth for having encouraged the improvement of the practice.pt_PT
dc.identifier.tid201975319
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11838
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectSocial constructivismpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoanaCosta_2018.pdf
Size:
2.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: