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Competências transversais dos servidores técnicos administrativos: Estudo de Caso da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Cláudia Moreira
dc.contributor.authorMoraes, Katia Regina Ovando
dc.date.accessioned2019-10-02T15:20:15Z
dc.date.available2019-10-02T15:20:15Z
dc.date.issued2019-09-17
dc.description.abstractCom o Decreto Lei 5.707/2006 que institui a Política e as Diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, a Gestão por Competências foi citada como sendo relevante para o alcance dos objetivos das instituições federais, por meio da orientação para o desenvolvimento do desempenho dos seus servidores em seus conhecimentos, habilidades e atitudes. A pesquisa que se apresenta aborda a Gestão por Competências no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, com o intuito de caracterizar as competências transversais dos servidores técnicos administrativos da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMS) e identificar as competências transversais mais valorizadas de acordo com as perceções dos servidores; identificar as competências transversais deficitárias e levantar as ações que possam proporcionar o desenvolvimento destas, na perceção dos técnicos administrativos com cargo de chefia. A fundamentação teórica para este trabalho partiu das principais ideias-chave do tema proposto: a legislação enquadradora, a gestão por competências na administração pública, as competências e suas formas de desenvolvimento. Esta pesquisa é do tipo exploratória, com carácter descritivo. Recorre a técnicas de análise mista: pesquisas documentais e de campo com coletas de dados por questionário online aos 172 servidores (taxa de resposta 62,3%) e entrevistas em profundidade semiestruturadas a cinco coordenadores de serviço, fornecendo subsídios para uma análise qualitativa e quantitativa. A análise documental permitiu a identificação de uma lista inicial de 23 competências, que foram validadas no questionário e nas entrevistas por análise de frequência de dados e de conteúdo. As cinco competências mais importantes para o perfil dos técnicos administrativos sem cargos de gestão foram: Comunicação, Trabalho em equipe, Ética, Inteligência Emocional e Visão Sistêmica. Foram dez as competências deficitárias nesta população e são essencialmente comportamentais e cognitivas. As ações/atividades para desenvolver essas competências na ótica dos coordenadores são de ordem clássica, essencialmente cursos, seminários e diálogos. São apresentadas as limitações e indicações para estudos futuros.pt_PT
dc.description.abstractWith Decree Law 5.707 / 2006 establishing the Politics and Guidelines for the development of direct, autarchic and foundational federal public administration staff, Management by Competencies was cited as being relevant to the achievement of the objectives of federal institutions through Guidance for developing the performance of their servers in their knowledge, skills and attitudes. The research presented here deals with Competence Management within the Brazilian Federal Public Service, aiming to characterize the transversal competences of the administrative technical servants of the Rectory of the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFMS) and to identify the most transversal transversal competences. valued according to the perceptions of the servers; identify the deficient transversal competences and raise the actions that can provide their development, in the perception of the administrative technicians with leadership position. The theoretical basis for this work came from the main key ideas of the proposed theme: the framing legislation, management by competencies in public administration, competences and their forms of development. This is an exploratory, descriptive research. It uses mixed analysis techniques: documentary and field surveys with online questionnaire data collection to 172 servers (62.3% response rate) and semi-structured in-depth interviews with five service coordinators, providing support for a qualitative and quantitative analysis. The document analysis allowed the identification of an initial list of 23 competences, which were validated in the questionnaire and interviews by data frequency and content analysis. The five most important competencies for the profile of administrative technicians without management positions were: Communication, Teamwork, Ethics, Emotional Intelligence and Systemic Vision. There were ten deficient skills in this population and they are essentially behavioral and cognitive. The actions / activities to develop these competences from the coordinators' point of view are of a classical order, essentially courses, seminars and dialogues. Limitations and indications for future studies are presented.pt_PT
dc.identifier.tid202286436pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14663
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdministração públicapt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectCompetências transversaispt_PT
dc.subjectGestão por competênciaspt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subjectSkills managementpt_PT
dc.subjectPublic administrationpt_PT
dc.subjectCross-cutting Skillspt_PT
dc.titleCompetências transversais dos servidores técnicos administrativos: Estudo de Caso da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sulpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

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