Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A evolução da função e arquitetura de recursos humanos em grandes empresas: estudos de casoPublication . Martins, Sandra Mónica Tomaz; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Meirinhos, Viviana AndradeNum contexto de mercado cada vez mais competitivo, a função de Recursos Humanos assume um papel preponderante na construção de uma vantagem competitiva sustentada de uma empresa, através da sua arquitetura. Este trabalho tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento da arquitetura de RH em grandes empresas, tendo como referência os modelos desenvolvidos por Lepak e Snell (1999) e por Armstrong e Taylor (2014). Mais especificamente procuramos identificar os diferentes momentos de evolução da arquitetura de RH e os fatores impulsionadores da mudança nas diferentes arquiteturas de RH que sustentaram a gestão e o desenvolvimento das pessoas nas organizações. Para alcançar este objetivo, efetuamos uma investigação de natureza qualitativa, assente no método de estudo de caso em três organizações de grande dimensão. Procedemos a uma análise intracasos em que apresentamos os resultados salientando os aspetos específicos da arquitetura de RH e as mudanças estruturais de cada caso. E posteriormente, fizemos uma análise intercasos, onde comparamos os dados resultantes evidenciando os aspetos mais relevantes dos três casos. Os resultados obtidos revelam que embora alguns aspetos da arquitetura da função de recursos humanos sejam comuns nas três organizações, esta apresenta diferentes configurações e ritmos de evolução durante o seu desenvolvimento, consequência dos diferentes fatores impulsionadores.
- Competências transversais dos servidores técnicos administrativos: Estudo de Caso da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SulPublication . Moraes, Katia Regina Ovando; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraCom o Decreto Lei 5.707/2006 que institui a Política e as Diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, a Gestão por Competências foi citada como sendo relevante para o alcance dos objetivos das instituições federais, por meio da orientação para o desenvolvimento do desempenho dos seus servidores em seus conhecimentos, habilidades e atitudes. A pesquisa que se apresenta aborda a Gestão por Competências no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, com o intuito de caracterizar as competências transversais dos servidores técnicos administrativos da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMS) e identificar as competências transversais mais valorizadas de acordo com as perceções dos servidores; identificar as competências transversais deficitárias e levantar as ações que possam proporcionar o desenvolvimento destas, na perceção dos técnicos administrativos com cargo de chefia. A fundamentação teórica para este trabalho partiu das principais ideias-chave do tema proposto: a legislação enquadradora, a gestão por competências na administração pública, as competências e suas formas de desenvolvimento. Esta pesquisa é do tipo exploratória, com carácter descritivo. Recorre a técnicas de análise mista: pesquisas documentais e de campo com coletas de dados por questionário online aos 172 servidores (taxa de resposta 62,3%) e entrevistas em profundidade semiestruturadas a cinco coordenadores de serviço, fornecendo subsídios para uma análise qualitativa e quantitativa. A análise documental permitiu a identificação de uma lista inicial de 23 competências, que foram validadas no questionário e nas entrevistas por análise de frequência de dados e de conteúdo. As cinco competências mais importantes para o perfil dos técnicos administrativos sem cargos de gestão foram: Comunicação, Trabalho em equipe, Ética, Inteligência Emocional e Visão Sistêmica. Foram dez as competências deficitárias nesta população e são essencialmente comportamentais e cognitivas. As ações/atividades para desenvolver essas competências na ótica dos coordenadores são de ordem clássica, essencialmente cursos, seminários e diálogos. São apresentadas as limitações e indicações para estudos futuros.
- Relação entre a cultura e a satisfação no trabalho nas organizações da economia social: um estudo em IPSS da área metropolitana do PortoPublication . Queirós, Diana Andreia Santos; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Martinho, Ana Luísa Moreira SoaresEste projeto de investigação tem como objetivo compreender a relação existente entre a cultura organizacional, utilizando o Modelo dos Valores Contrastantes, e a satisfação no trabalho nas organizações da Economia Social, nomeadamente nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da Área Metropolitana do Porto. Vários estudos têm mostrado que a cultura organizacional pode influenciar a satisfação no trabalho. No entanto, esses estudos não são no âmbito da Economia Social, setor com um papel importante na coesão social e territorial, em crescimento em Portugal, e que contribui para a criação de riqueza na economia nacional. Foram estudadas 15 IPSS da Área Metropolitana do Porto, utilizando o método multicasos. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário, aplicados aos/às colaboradores/as e diretores/as, e através de um focus group com representantes de 4 IPSS. A análise da cultura organizacional baseou-se no Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn e Rohrbaugh, através da aplicação do instrumento OCAI – “Organizational Culture Assessment Instrument”, desenvolvido por Cameron e Quinn, e analisou-se a satisfação no trabalho através do Modelo de Satisfação no Trabalho de Locke, aplicando o inquérito Job Satisfaction Survey de Paul Spector. Os resultados permitiram verificar que i) as organizações deste estudo têm um perfil cultural equilibrado na perspetiva dos/as colaboradores/as, apesar de salientarem a cultura clã como a mais presente, percecionam também os outros tipos de cultura de forma semelhante; ii) na perspetiva dos/as diretores/as o cenário não é o mesmo, uma vez que consideram a cultura clã como dominante na organização e a cultura de mercado como a menos presente, ou seja, o perfil cultural na ótica dos/as diretores/as não é equilibrado; iii) as organizações, no seu conjunto, têm um nível de satisfação moderado; iv) há uma relação causal e significativa entre a cultura organizacional e a satisfação no trabalho, mais especificamente entre a cultura de mercado e de hierarquia nas IPSS e a baixa satisfação dos/as colaboradores/as no trabalho. No final deste estudo são discutidas as conclusões, e apresentadas as suas limitações, assim como sugestões para futuros estudos.
- The added value of the ISO 9001:2015 international standard from an auditors’ perspective: a cb-sem based evaluationPublication . Domingues, José Pedro; Mufato Reis, Angélica; Fonseca, Luís; Ávila, Paulo; Putnik, GoranThis research evaluates IRCA registered auditors’ perspectives of the added value of ISO 9001:2015 to the organizations that adopt it and are certified accordingly, bringing a more independent perspective than previous studies based on quality managers or consultants' views. Supported by a worldwide survey among IRCA registered auditors and the adoption of a Covariance based- Structural Equation Modelling (CB-SEM) approach the results point out that the auditors’ judgment regarding the ISO 9001:2015 value is influenced by their perceptions (regarding the document) and experience (auditing). The research results highlight the importance of selecting auditors with the appropriate ISO 9001:2015 knowledge and experience to assess ISO 9001:2015 Quality Management Systems (QMSs) within the certification process, therefore, contributing to the business and processes performance improvement and sustainable outcomes.