Repository logo
 
Publication

Interações entre pares na Educação de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorEsteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
dc.contributor.authorMagalhães, Maria Inês Ramos de
dc.date.accessioned2025-06-13T13:44:39Z
dc.date.available2025-06-13T13:44:39Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, pretende analisar as interações entre pares em contexto de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, refletindo sobre a sua importância no desenvolvimento social e emocional das crianças. A metodologia adotada baseia-se na investigação-ação, recorrendo à observação participante e à recolha de registos descritivos e fotográficos das interações entre crianças. No contexto de Educação em Creche, a análise centrou-se na exploração livre de materiais, enquanto no contexto de Educação Pré-Escolar são descritas e analisadas três atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia do Trabalho de Projeto. A reflexão fundamenta-se em referenciais teóricos como a Ecologia do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner, 1979) e a Sociologia da Infância (Corsaro, 2018), bem como em orientações pedagógicas, nomeadamente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva et al., 2016) e Orientações Pedagógicas para a Creche (Marques et al., 2024) e normativas, nomeadamente, no Decreto-Lei n.º 240/2001 e Decreto-Lei n.º 241/2001. O relatório contempla ainda uma reflexão sobre as aprendizagens profissionais da mestranda, nomeadamente a evolução do seu olhar pedagógico, a consolidação de práticas educativas fundamentadas e o desenvolvimento de uma postura mais intencional e reflexiva na mediação das relações entre crianças.por
dc.description.abstractThis internship report, developed as part of the Supervised Educational Practice of the Master's Degree in Pre-School Education, aims to analyze the interactions between peers in the context of Nursery and Pre-School Education, reflecting on their importance in the social and emotional development of children. The methodology adopted is based on actionresearch, using participant observation and the collection of descriptive and photographic records of interactions between children. In the context of nursery, the analysis focused on the free exploration of materials, while in the context of Pre-School Education, three activities developed within the scope of The Project Approach are described and analyzed. The reflection is based on theoretical references such as the Ecology of Human Development (Bronfenbrenner, 1979) and the Sociology of Childhood (Corsaro, 2018), as well as pedagogical guidelines, namely the “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar” (Silva et al., 2016) and “Orientações Pedagógicas para a Creche” (Marques et al., 2024) and regulations, namely Decree-Law no. 240/2001 and Decree-Law no. 241/2001. The report also includes a reflection on the master's student's professional learning, namely the evolution of her pedagogical outlook, the consolidation of grounded educational practices and the development of a more intentional and reflective stance in mediating relationships between children.por
dc.identifier.tid203954874
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30149
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectCreche
dc.subjectEducação Pré-Escolar
dc.subjectInterações entre pares
dc.subjectInvestigação-ação
dc.subjectAprendizagem profissional
dc.subjectNursery
dc.subjectPre-school Education
dc.subjectPeer interactions
dc.subjectAction-research
dc.subjectProfessional learning
dc.titleInterações entre pares na Educação de Infânciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Maria Magalhães_2025.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: