dc.contributor.author | Oliveira, Ana Luísa Pinto Correia de | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.contributor.author | Conceição, Marco | |
dc.contributor.author | Nunes, Pedro Sena | |
dc.date.accessioned | 2019-12-05T11:20:24Z | |
dc.date.available | 2019-12-05T11:20:24Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Nas pesquisas efetuadas para a realização de um documentário sobre ensino doméstico, refletiu-se sobre formas de construir um discurso para uma realidade educativa, conferindo-lhe uma voz destacada das Outras realidades da arena socioeducativa. De acordo com Nichols (1983, p. 19) entende-se que “a voz não está restrita a nenhum código ou recurso, como o diálogo ou comentário falado. A voz é talvez semelhante a esse padrão intangível, (...), formado pela interação única de todos os códigos de um filme (...)” e dado que “A voz de um documentário é o modo específico como um argumento ou uma perspetiva são apresentados.” (cf. Nichols: 2001, p. 43), defende-se que parte dessa identidade se organiza através de estratégias de realização/edição, que conferem às crianças o direito a uma voz, e a serem, elas próprias, na deixis fílmica, o sujeito. A captação de imagem e som, em contextos educativos, e posterior edição, coloca múltiplos desafios éticos e técnicos (e.g. escolha de planos visuais e sonoros) (cf. Dancynger, 2011), destinados a salientar as características particulares de um dado sujeito, recortando-o de um coletivo infantil (a turma, os alunos, os irmãos), organizado, normalmente, por confronto com um personagem individual, o professor. Esta oposição, exige estratégias de realização/edição (seleção de falas, formas de tomar e conferir a palavra, gestão de tempos de elocução, pontos de vista visual e pontos de audição, controlo dos ruídos e dos silêncios, etc.) (cf. Sonnenschein, 2001) que se refletirão na construção eficaz da voz individual. Tomar-se-ão, por isso, para reflexão e análise, as estratégias visuais e sonoras, utilizados para a diferenciação e construção da voz individual e coletiva das personagens em contextos educativos, nos filmes O Quadro Negro (Makhmalbaf, 2000) e Childhood (Olin, 2017). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15033 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Ao Norte Associação de Produção e Animação Audiovisual. Câmara Municipal de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.encontrosdecinema.pt/2018/doc/7conferencia_cinema_programa-vrs1.3.pdf | |
dc.subject | Cinema e educação | pt_PT |
dc.subject | Personagem | pt_PT |
dc.subject | Discurso educativo | pt_PT |
dc.subject | Voz | pt_PT |
dc.subject | Individualidade | pt_PT |
dc.title | O documentário e o discurso educativo: a voz da criança no cinema | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viana do Castelo | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 3 | pt_PT |
oaire.citation.title | XVIII Encontros de Cinema: 7.ª Conferência Internacional de Cinema | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.familyName | Conceição | |
person.givenName | Adriana | |
person.givenName | Marco | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6200-9252 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication | 768bb6cb-d09b-4a01-a3fc-c3e1bd1bd665 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 768bb6cb-d09b-4a01-a3fc-c3e1bd1bd665 |