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O documentário e o discurso educativo: a voz da criança no cinema

dc.contributor.authorOliveira, Ana Luísa Pinto Correia de
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorConceição, Marco
dc.contributor.authorNunes, Pedro Sena
dc.date.accessioned2019-12-05T11:20:24Z
dc.date.available2019-12-05T11:20:24Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNas pesquisas efetuadas para a realização de um documentário sobre ensino doméstico, refletiu-se sobre formas de construir um discurso para uma realidade educativa, conferindo-lhe uma voz destacada das Outras realidades da arena socioeducativa. De acordo com Nichols (1983, p. 19) entende-se que “a voz não está restrita a nenhum código ou recurso, como o diálogo ou comentário falado. A voz é talvez semelhante a esse padrão intangível, (...), formado pela interação única de todos os códigos de um filme (...)” e dado que “A voz de um documentário é o modo específico como um argumento ou uma perspetiva são apresentados.” (cf. Nichols: 2001, p. 43), defende-se que parte dessa identidade se organiza através de estratégias de realização/edição, que conferem às crianças o direito a uma voz, e a serem, elas próprias, na deixis fílmica, o sujeito. A captação de imagem e som, em contextos educativos, e posterior edição, coloca múltiplos desafios éticos e técnicos (e.g. escolha de planos visuais e sonoros) (cf. Dancynger, 2011), destinados a salientar as características particulares de um dado sujeito, recortando-o de um coletivo infantil (a turma, os alunos, os irmãos), organizado, normalmente, por confronto com um personagem individual, o professor. Esta oposição, exige estratégias de realização/edição (seleção de falas, formas de tomar e conferir a palavra, gestão de tempos de elocução, pontos de vista visual e pontos de audição, controlo dos ruídos e dos silêncios, etc.) (cf. Sonnenschein, 2001) que se refletirão na construção eficaz da voz individual. Tomar-se-ão, por isso, para reflexão e análise, as estratégias visuais e sonoras, utilizados para a diferenciação e construção da voz individual e coletiva das personagens em contextos educativos, nos filmes O Quadro Negro (Makhmalbaf, 2000) e Childhood (Olin, 2017).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15033
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAo Norte Associação de Produção e Animação Audiovisual. Câmara Municipal de Viana do Castelopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.encontrosdecinema.pt/2018/doc/7conferencia_cinema_programa-vrs1.3.pdf
dc.subjectCinema e educaçãopt_PT
dc.subjectPersonagempt_PT
dc.subjectDiscurso educativopt_PT
dc.subjectVozpt_PT
dc.subjectIndividualidadept_PT
dc.titleO documentário e o discurso educativo: a voz da criança no cinemapt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViana do Castelopt_PT
oaire.citation.endPage4pt_PT
oaire.citation.startPage3pt_PT
oaire.citation.titleXVIII Encontros de Cinema: 7.ª Conferência Internacional de Cinemapt_PT
person.familyNameBaptista
person.familyNameConceição
person.givenNameAdriana
person.givenNameMarco
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
person.identifier.orcid0000-0001-6200-9252
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublication768bb6cb-d09b-4a01-a3fc-c3e1bd1bd665
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery768bb6cb-d09b-4a01-a3fc-c3e1bd1bd665

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