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As atitudes das crianças em idade pré-escolar em relação aos seus pares com necessidades adicionais de suporte: associação a características pessoais e sociais

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorSanches-Ferreira, Maria Manuela
dc.contributor.authorFreire, Joana Filipa Alves
dc.date.accessioned2025-02-21T11:36:28Z
dc.date.available2025-02-21T11:36:28Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO objetivo deste estudo prende-se com a análise do papel de alguns fatores que estão associados ao desenvolvimento das atitudes das crianças em idade pré-escolar com desenvolvimento típico em relação aos seus pares com necessidades adicionais de suporte. Para isso, tomamos em consideração as características pessoais e sociais, que foram analisadas através das experiências anteriores das crianças, crenças, contextos e atitudes dos pais e educadores/as face à interação com pares com necessidades adicionais de suporte. A recolha de dados foi realizada com recurso a quatro escalas: Understanding Disability Scale, Perceived Attributes Scale, Perceived Capabilities Scale e Behavioral Intentions Scale, desenvolvidas por Van Hooser, em 2009, questionários aos pais e aos educadores. As atitudes das crianças foram avaliadas partindo da observação de dois conjuntos de fotografias de crianças de três grupos distintos: o primeiro conjunto com 1) com incapacidade motora, 2) com incapacidade intelectual, 3) sem incapacidade com os pares; e o segundo conjunto com os três grupos apresentados anteriormente sem os pares. Participaram nesta investigação 33 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade, a frequentar o ensino pré-escolar e divididas por oito salas, sendo que quatro tinham crianças com Necessidades Adicionais de Suporte (NAS) e as restantes quatro não tinham crianças com NAS. Os resultados demostraram a existência de associações entre a experiência dos pais e as atitudes das crianças e entre o desenho e o contexto em que estão inseridas. Tendencialmente, demonstram atitudes mais positivas face aos pares com desenvolvimento típico do que os pares com deficiência física e incapacidade intelectual.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to investigate the role of some factors associated with the development of preschool children’s attitudes towards their peers with disability. Were taken under consideration personal and social characteristics that were analyzed through children’s previous experience, beliefs, context and parents and teachers attitudes towards the interaction with children with disability. Four scales were used to collect de data: Understanding Disability Scale, Perceived Attributes Scale, Perceived Capabilities Scale e Behavioral Intentions Scale, developed by Van Hooser, in 2009, and questionnaires to parents and teachers. Children’s attitudes were evaluated from the observation of two sets of photos: the first set had children with 1) physical disability, 2) intellectual disability, 3) typically development with their peers; and the second set of photos had the three groups previously presented but without their peers. Participated in this investigation 33 children with ages between 4 and 6 years old, attending 8 different preschool classrooms, 4 with children with disabilities enrolled in their classes and 4 without. The results show the existence of associations between children’s attitudes and the parents experience and between their drawings and the context in which they are inserted. They tend to demonstrate more positive attitudes towards typically developed peers than peers with physical disability and intellectual disability.eng
dc.identifier.tid203899296
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29635
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectInclusão
dc.subjectPré-escolar
dc.subjectAtitudes
dc.subjectIncapacidade
dc.subjectInclusion
dc.subjectPreschool
dc.subjectAttitudes
dc.subjectDisability
dc.titleAs atitudes das crianças em idade pré-escolar em relação aos seus pares com necessidades adicionais de suporte: associação a características pessoais e sociaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição

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