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Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: evidências de validade

dc.contributor.authorRodrigues, Bruna
dc.contributor.authorViana, Fernanda
dc.contributor.authorCadime, Irene
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorChoupina, Celda
dc.contributor.authorCosme, Maria do Céu
dc.contributor.authorFreitas, Tânia
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.date.accessioned2019-12-19T10:53:36Z
dc.date.available2019-12-19T10:53:36Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA fluência de leitura, definida como a capacidade de ler com precisão, velocidade e expressividade, é uma competência-chave de leitura, sendo consensualmente reconhecido a sua importância na compreensão da leitura. Em Portugal, a prova existente para avaliar esta competência recorre à leitura de um texto durante três minutos, sendo avaliado o número de palavras corretamente lidas por minuto. O mesmo texto é usado para alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico, observando-se efeitos de teto a partir do 4º ano de escolaridade, o que limita a possibilidade de usar estas provas, seja com objetivos de diagnóstico, seja com objetivo de monitorização ou de investigação. A construção do Teste de Avaliação de Fluência 5-6 (TAF 5-6) procura colmatar aquela limitação. Nesta comunicação, apresentam-se dados preliminares da versão destinada a alunos do 5º e do 6º ano de escolaridade. Especificamente pretende-se obter evidências de validade e determinar em que medida a mesma permite identificar alunos em risco na leitura. Participaram no estudo 94 alunos do 5º ano (54.3% rapazes) e 88 do 6º ano (48.9% rapazes). Os resultados do teste t para amostras independentes mostrou que há diferenças estatisticamente significativas entre os alunos dos dois anos de escolaridade. Os resultados da análise de regressão logística indicam que a fluência de leitura foi um preditor significativo da compreensão da leitura em ambos os anos. Por último, os resultados das análises das curvas ROC sugerem que a prova de fluência de leitura identifica, com precisão, alunos em risco na compreensão da leitura.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2184-3317
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15155
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherOrdem dos Psicólogospt_PT
dc.subjectFluência de leiturapt_PT
dc.subjectCompreensão da leiturapt_PT
dc.subjectAlunos em riscopt_PT
dc.subject2º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.titleConstrução de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: evidências de validadept_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPage563pt_PT
oaire.citation.title4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses: book of abstracts. The Psychologist: Practice Research Journalpt_PT
person.familyNameBaptista
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
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