Publication
Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: evidências de validade
dc.contributor.author | Rodrigues, Bruna | |
dc.contributor.author | Viana, Fernanda | |
dc.contributor.author | Cadime, Irene | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.contributor.author | Choupina, Celda | |
dc.contributor.author | Cosme, Maria do Céu | |
dc.contributor.author | Freitas, Tânia | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda | |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T10:53:36Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T10:53:36Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A fluência de leitura, definida como a capacidade de ler com precisão, velocidade e expressividade, é uma competência-chave de leitura, sendo consensualmente reconhecido a sua importância na compreensão da leitura. Em Portugal, a prova existente para avaliar esta competência recorre à leitura de um texto durante três minutos, sendo avaliado o número de palavras corretamente lidas por minuto. O mesmo texto é usado para alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico, observando-se efeitos de teto a partir do 4º ano de escolaridade, o que limita a possibilidade de usar estas provas, seja com objetivos de diagnóstico, seja com objetivo de monitorização ou de investigação. A construção do Teste de Avaliação de Fluência 5-6 (TAF 5-6) procura colmatar aquela limitação. Nesta comunicação, apresentam-se dados preliminares da versão destinada a alunos do 5º e do 6º ano de escolaridade. Especificamente pretende-se obter evidências de validade e determinar em que medida a mesma permite identificar alunos em risco na leitura. Participaram no estudo 94 alunos do 5º ano (54.3% rapazes) e 88 do 6º ano (48.9% rapazes). Os resultados do teste t para amostras independentes mostrou que há diferenças estatisticamente significativas entre os alunos dos dois anos de escolaridade. Os resultados da análise de regressão logística indicam que a fluência de leitura foi um preditor significativo da compreensão da leitura em ambos os anos. Por último, os resultados das análises das curvas ROC sugerem que a prova de fluência de leitura identifica, com precisão, alunos em risco na compreensão da leitura. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-3317 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15155 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Ordem dos Psicólogos | pt_PT |
dc.subject | Fluência de leitura | pt_PT |
dc.subject | Compreensão da leitura | pt_PT |
dc.subject | Alunos em risco | pt_PT |
dc.subject | 2º Ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: evidências de validade | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.startPage | 563 | pt_PT |
oaire.citation.title | 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses: book of abstracts. The Psychologist: Practice Research Journal | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 |