Publication
Tipos de motivação para a licenciatura em educação musical de estudantes brasileiros e portugueses
dc.contributor.author | Dantas, Taís | |
dc.contributor.author | Boal-Palheiros, G. | |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T20:39:23Z | |
dc.date.available | 2018-04-12T20:39:23Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que vem sendo realizada com estudantes da licenciatura em música no Brasil e em Portugal, com o objetivo de observar os tipos predominantes de motivação acadêmica, tendo como base teórica a teoria da autodeterminação (Deci; Ryan, 1985). A coleta de dados foi realizada a partir da Escala de Motivação Acadêmica de Vallerand et al.(1992), revisada por Guimarães e Bzuneck (2008), que avalia sete tipos de motivação: desmotivação; regulação externa por frequência às aulas; regulação externa por recompensas sociais; regulação introjetada; regulação identificada; regulação integrada; motivação intrínseca. Participaram do estudo 47 estudantes da Universidade Federal da Bahia e 59 estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Os dados foram analisados mediante procedimentos de estatística descritiva, observando-se uma tendência para a motivação autônoma nos dois grupos, situando-se entre a motivação extrínseca por regulação integrada e motivação intrínseca. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Dantas Silva, T. & Boal-Palheiros, G. (2013). Tipos de motivação para a licenciatura em Educação Musical de estudantes brasileiros e portugueses. Revista da ABEM, 30, 63-76. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2358-033X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11336 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/82 | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Educação musical | pt_PT |
dc.title | Tipos de motivação para a licenciatura em educação musical de estudantes brasileiros e portugueses | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 76 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 63 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista da Associação Brasileira de Educação Musical | pt_PT |
oaire.citation.volume | 21 | pt_PT |
person.familyName | Boal Palheiros | |
person.givenName | Graça | |
person.identifier.ciencia-id | 341F-B466-45BE | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0010-2424 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e6d44c8d-1a9e-413b-9fd3-f52a35d5476a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e6d44c8d-1a9e-413b-9fd3-f52a35d5476a |