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Authors
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Abstract(s)
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que vem sendo realizada
com estudantes da licenciatura em música no Brasil e em Portugal, com o objetivo de
observar os tipos predominantes de motivação acadêmica, tendo como base teórica a
teoria da autodeterminação (Deci; Ryan, 1985). A coleta de dados foi realizada a partir
da Escala de Motivação Acadêmica de Vallerand et al.(1992), revisada por Guimarães e
Bzuneck (2008), que avalia sete tipos de motivação: desmotivação; regulação externa por
frequência às aulas; regulação externa por recompensas sociais; regulação introjetada;
regulação identificada; regulação integrada; motivação intrínseca. Participaram do estudo
47 estudantes da Universidade Federal da Bahia e 59 estudantes da Escola Superior
de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Os dados foram analisados mediante
procedimentos de estatística descritiva, observando-se uma tendência para a motivação
autônoma nos dois grupos, situando-se entre a motivação extrínseca por regulação
integrada e motivação intrínseca.
Description
Keywords
Motivação Formação de professores Educação musical
Citation
Dantas Silva, T. & Boal-Palheiros, G. (2013). Tipos de motivação para a licenciatura em Educação Musical de estudantes brasileiros e portugueses. Revista da ABEM, 30, 63-76.