Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Célia Marlisa da Silva Sampaio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.authorSampaio, Célia Marlisa da Silva
dc.date.accessioned2024-01-10T12:15:04Z
dc.date.available2024-01-10T12:15:04Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2323
dc.description.abstractO presente relatório de estágio reflete o percurso profissional da mestranda ocorrido nos contextos em que realizou as Práticas Educativas Supervisionadas, nomeadamente em creche, com crianças de dois anos e em educação pré-escolar, com um grupo de quatro anos. Como tal, o documento apresenta os fundamentos teóricos e legais que sustentaram as práticas pedagógicas desenvolvidas e consequentes aprendizagens construídas. Para além do enquadramento legal da educação de infância em Portugal, a mestranda optou por abordar no presente relatório, a literacia emergente, a diferenciação pedagógica e inclusão de crianças com Necessidades Adicionais de Suporte com sustentação na abordagem à metodologia de Emmi Pikler, o modelo curricular HighScope e a metodologia de trabalho de projeto, tópicos especialmente significativos para as aprendizagens e práticas formativas apresentadas e analisadas. São ainda retratadas, as caracterizações das instituições, grupos e salas de atividades, bem como a metodologia de investigação utilizada. As aprendizagens desenvolvidas pela formanda, tiveram como base uma postura crítica e reflexiva que desencadeou experiências pedagógicas fundamentadas, descritas no último capítulo. Estas, constituíram os pilares do desenvolvimento das competências profissionais da discente.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report reflects the professional journey of the master's student during the Supervised Educational Practices, carried out in the contexts of a nursery, with two-year-old children and in pre-school education, with a group of four-year-olds. As such, this document presents the theoretical and legal foundations that supported the pedagogical practices performed and the resulting constructed learning. In addition to the legal framework of early childhood education in Portugal, the master's student chose to address, in this report, emergent literacy, pedagogical differentiation, and the inclusion of children with Additional Support Needs, supported by the Emmi Pikler approach, the HighScope curriculum model, and project work methodology, topics especially significant for the presented and analyzed formative practices and learning. The institutions' characterizations, groups, and activity rooms, as well as the research methodology used, are also portrayed. The student's learning was based on a critical and reflective stance that triggered well-founded pedagogical experiences described in the last chapter. These constituted the pillars of the development of the student's professional competencies.pt_PT
dc.identifier.tid203477286
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24432
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectMetodologia de Trabalho de Projetopt_PT
dc.subjectEarly childhood educationcpt_PT
dc.subjectEmergent literacypt_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectProject Work Methodologypt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Célia Marlisa da Silva Sampaiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Célia Sampaio_2023.pdf
Size:
542.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: