Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Gestão de redes sociais e eventos do Projeto RESOLVE 2.0

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Neste relatório, abordamos o projeto RESOLVE 2.0, criado para enfrentar desafios comuns enfrentados por start-ups e projetos na área da saúde. O objetivo geral do estágio foi atender às necessidades de comunicação do RESOLVE 2.0, com foco no desenvolvimento das redes sociais e divulgação de eventos. Os objetivos específicos do estágio incluíram a criação de publicações envolventes para promover o projeto, as suas ações, eventos e resultados, bem como a promoção do projeto para atrair empresas, start-ups e aceleradoras. Também incluiu a avaliação do alcance das ações de disseminação de resultados e o envolvimento do público, a análise do número de projetos apoiados e a participação de projetos de inovação/start-ups nos Living Labs, assim como a análise da participação de aceleradoras de inovação e gabinetes de transferência na conferência final. Para o efeito, a metodologia de pesquisa adotada foi a Design Science Research (DSR), que envolveu cinco etapas: percepção do problema, proposição, elaboração, avaliação e conclusão. Ao longo do trabalho desenvolvido percebemos o papel fulcral que os eventos deempenharam na estratégia de comunicação do projeto, uma vez que permitiram aproximar o público-alvo do projeto. Para isso também contribuiu a regularidade nas publicações de redes sociais e o seu devido planeamento incluindo o uso de hashtags, agendamento estratégico e conteúdo audiovisual como forma de prender o público, estratégia esta que é comummente utilizada por empresas para alcançar um público diversificado e interagir com clientes. Os resultados indicam que os objetivos foram alcançados com sucesso. Houve um crescimento notável nas métricas de desempenho nas redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Twitter. As estratégias de comunicação e planeamento contribuíram para um maior alcance e envolvimento dos utilizadores. Os eventos planeados, como o Startup Generation, Living Labs, Startup Retreats e o evento final (WARM), conseguiram superar expectativas e atrair um elevado número de participantes e candidaturas de start-ups. As estratégias de promoção e divulgação nas redes sociais resultaram assim, num número significativo de inscrições e participantes nos eventos. Os objetivos específicos foram alcançados, com um número superior de equipas apoiadas e maior participação nas ações de disseminação de resultados em todos os eventos, principalmente no evento que envolveu mais trabalho, o evento final.
In this report, we address the RESOLVE 2.0 project, created to tackle common challenges faced by startups and projects in the healthcare sector. The overall objective of the internship was to meet the communication needs of RESOLVE 2.0, with a focus on the development of social networks and event promotion. Specific internship goals included creating engaging posts to promote the project, its actions, events, and outcomes, as well as promoting the project to attract companies, startups, and accelerators. It also involved assessing the reach of results dissemination actions and public engagement, analyzing the number of supported projects, and the involvement of innovation/start-up projects in Living Labs, as well as assessing the participation of innovation accelerators and transfer offices in the final conference. To achieve this, the research methodology adopted was Design Science Research (DSR), which encompassed five stages: problem perception, proposition, elaboration, evaluation, and conclusion. Throughout the work conducted, we realized the pivotal role that events played in the project's communication strategy, as they allowed us to bring the project closer to the target audience. Regularity in social media posts, along with proper planning, including the use of hashtags, strategic scheduling, and audiovisual content, contributed to engaging the audience. This strategy is commonly employed by companies to reach a diverse audience and interact with customers. The results indicate that the objectives were successfully achieved. There was a notable growth in performance metrics on social media platforms such as Facebook, LinkedIn, and Twitter. Communication and planning strategies contributed to increased reach and user engagement. The planned events, such as Startup Generation, Living Labs, Startup Retreats, and the final event (WARM), exceeded expectations and attracted a high number of participants and startup applications. Social media promotion and dissemination strategies resulted in a significant number of registrations and participants in the events. The specific objectives were met, with a greater number of supported teams and increased participation in results dissemination actions at all events, especially the final event, which involved more extensive work.

Description

Keywords

RESOLVE 2.0 Projeto Startups Redes sociais Eventos Design science research Project Social networks Events

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue