Publication
Transição para o Ensino Superior Politécnico: Expectativas e dificuldades antecipadas e experienciadas por estudantes de licenciatura
dc.contributor.author | Barros, Sílvia | |
dc.contributor.author | Sousa, Mafalda | |
dc.contributor.author | Pessanha, Manuela | |
dc.contributor.author | et al. | |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T19:03:13Z | |
dc.date.available | 2023-12-19T19:03:13Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Em Portugal, nas últimas décadas, as candidaturas ao Ensino Superior (ES) aumentaram substancialmente, com a consequente diversificação das características dos/as estudantes e suas famílias, assim como dos cursos e formas de acesso. Este estudo visa descrever as expectativas académicas e dificuldades antecipadas de estudantes de licenciatura, no início da frequência do ES Politécnico, assim como explorar relações entre essas variáveis, características sociodemográficas, nota de acesso ao ES, crenças de autoeficácia, e as dificuldades experienciadas pelos/as estudantes durante o primeiro semestre de frequência do ES. Participaram no estudo 360 estudantes que ingressaram em licenciaturas. Os resultados indicaram que, à entrada no ES, os/as estudantes de licenciatura apresentavam expectativas positivas e antecipavam poucas dificuldades. Após seis meses, tendiam a ser relatadas mais dificuldades por estudantes: (a) que tinham antecipado mais dificuldades, (b) com perceção de autoeficácia mais baixa, (c) que saíram do seu ambiente familiar para estudarem (i.e., estudantes deslocados/as). Esta investigação poderá contribuir para ampliar o conhecimento científico acerca da transição para o ES Politécnico, dada a investigação ser mais abundante no contexto universitário. Este estudo, ao permitir conhecer melhor as expectativas e vivências destes/as estudantes, pode ter implicações na organização das ofertas educativas e num melhor apoio na adaptação dos/as estudantes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Barros, S., Sousa, M., Pessanha, M., Padrão, C., Gomes, S., Fonseca, E., Guimarães, C., & Porto, A. M. (2022). Transição para o Ensino Superior Politécnico: Expectativas e dificuldades antecipadas e experienciadas por estudantes de licenciatura. Sensos-E, 9(2), 3–18. https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4389 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4389 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24297 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | UIDB/05198/2020 | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior Politécnico | pt_PT |
dc.subject | Transição | pt_PT |
dc.subject | Expectativas | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades antecipadas e experienciadas | pt_PT |
dc.title | Transição para o Ensino Superior Politécnico: Expectativas e dificuldades antecipadas e experienciadas por estudantes de licenciatura | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 18 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 3 | pt_PT |
oaire.citation.title | Sensos-e | pt_PT |
oaire.citation.volume | 9 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |