Repository logo
 
Publication

Transição para o Ensino Superior Politécnico: Expectativas e dificuldades antecipadas e experienciadas por estudantes de licenciatura

dc.contributor.authorBarros, Sílvia
dc.contributor.authorSousa, Mafalda
dc.contributor.authorPessanha, Manuela
dc.contributor.authoret al.
dc.date.accessioned2023-12-19T19:03:13Z
dc.date.available2023-12-19T19:03:13Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEm Portugal, nas últimas décadas, as candidaturas ao Ensino Superior (ES) aumentaram substancialmente, com a consequente diversificação das características dos/as estudantes e suas famílias, assim como dos cursos e formas de acesso. Este estudo visa descrever as expectativas académicas e dificuldades antecipadas de estudantes de licenciatura, no início da frequência do ES Politécnico, assim como explorar relações entre essas variáveis, características sociodemográficas, nota de acesso ao ES, crenças de autoeficácia, e as dificuldades experienciadas pelos/as estudantes durante o primeiro semestre de frequência do ES. Participaram no estudo 360 estudantes que ingressaram em licenciaturas. Os resultados indicaram que, à entrada no ES, os/as estudantes de licenciatura apresentavam expectativas positivas e antecipavam poucas dificuldades. Após seis meses, tendiam a ser relatadas mais dificuldades por estudantes: (a) que tinham antecipado mais dificuldades, (b) com perceção de autoeficácia mais baixa, (c) que saíram do seu ambiente familiar para estudarem (i.e., estudantes deslocados/as). Esta investigação poderá contribuir para ampliar o conhecimento científico acerca da transição para o ES Politécnico, dada a investigação ser mais abundante no contexto universitário. Este estudo, ao permitir conhecer melhor as expectativas e vivências destes/as estudantes, pode ter implicações na organização das ofertas educativas e num melhor apoio na adaptação dos/as estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarros, S., Sousa, M., Pessanha, M., Padrão, C., Gomes, S., Fonseca, E., Guimarães, C., & Porto, A. M. (2022). Transição para o Ensino Superior Politécnico: Expectativas e dificuldades antecipadas e experienciadas por estudantes de licenciatura. Sensos-E, 9(2), 3–18. https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4389pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4389pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24297
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationUIDB/05198/2020pt_PT
dc.subjectEnsino Superior Politécnicopt_PT
dc.subjectTransiçãopt_PT
dc.subjectExpectativaspt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectDificuldades antecipadas e experienciadaspt_PT
dc.titleTransição para o Ensino Superior Politécnico: Expectativas e dificuldades antecipadas e experienciadas por estudantes de licenciaturapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.startPage3pt_PT
oaire.citation.titleSensos-ept_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_ Pessanha Manuela _2022.pdf
Size:
416.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: