Repository logo
 
Publication

Perfil do empreendedor social em Portugal

dc.contributor.authorSantos, José de Freitas
dc.date.accessioned2015-12-04T16:09:41Z
dc.date.available2015-12-04T16:09:41Z
dc.date.issued2014
dc.date.updated2015-11-29T10:32:08Z
dc.description.abstractCom esta investigação pretende-se compreender o perfil do empreendedor social em Portugal, tomando como referência o caso da Bolsa de Valores Sociais. Para estudar as características psicográficas e demográficas que os mentores destes projetos apresentam, a investigação adota um método quantitativo, através de um inquérito por questionário on-line. Para o tratamento e a análise dos dados foram aplicadas técnicas de análise descritiva e de redução de dados (análise fatorial por componentes principais). A investigação sugere que a par de uma componente inata, os fatores demográficos, contingenciais ao indivíduo, influenciam a criação de projetos sociais. Os dados revelam que os empreendedores sociais partilham de traços de personalidade comuns, apresentando um perfil marcado por um elevado nível de extroversão, de abertura à experiência e de conscenciosidade. A análise de dados revela uma forte presença de empreendedores do género feminino e com idades compreendidas entre os 18 e 55 anos. Verifica-se que os empreendedores sociais possuem um elevado nível de formação e em diferentes quadrantes científicos. São indivíduos que antes de se envolverem no lançamento do projeto social na maioria dos casos se encontravam empregados (em particular no setor sem fins lucrativos e no setor empresarial) e satisfeitos com a sua situação ocupacional. A maioria dos indivíduos não possui uma experiência empreendedora anterior (não tendo nem o indivíduo, nem os seus pais, criado previamente qualquer tipo de organização), embora maioritariamente possuam experiência na gestão de organizações. O desenvolvimento do projeto não é precedido por grandes mudanças na vida pessoal do empreendedor, surgindo o contacto com a questão social frequentemente anos antes da decisão de criação da iniciativa e sendo comum que o indivíduo tenha tido um envolvimento anterior em outros projetos sociais.pt_PT
dc.identifier.citationSantos, José de Freitas. Perfil do empreendedor social em Portugal, S e m i n á r i o E m p r e e n d e d o r i s m o e I n o v a ç ã o - B i b l i o t e c a M u n i c i p a l d e O e i r a s , 9 d e m a i o 2 0 1 4 - I N T E G R A D O N A S I J O R N A D A S I N T E R N A C I O N A I S O N L I N E D E E D U C A Ç Ã O , T, 1, 1-6, 2014.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7086
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_PT
dc.subjectBolsa de Valores Sociaispt_PT
dc.subjectEmpreendedor socialpt_PT
dc.titlePerfil do empreendedor social em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameDE FREITAS SANTOS
person.givenNameJOSÉ
person.identifier.ciencia-id391D-E3FB-7B08
person.identifier.orcid0000-0001-8233-5039
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication64085031-350e-43f1-933a-cb85afa143dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery64085031-350e-43f1-933a-cb85afa143dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo Seminário Incubcenter_2014.pdf
Size:
150.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: