Repository logo
 
Publication

O Decreto-Lei nº 55/2018: um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Inês Silva
dc.contributor.authorSousa, Ana Isabel Campos
dc.date.accessioned2022-02-10T13:51:28Z
dc.date.available2022-02-10T13:51:28Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO Decreto-lei n.º 55/2018, de 6 de julho, veio dotar as escolas de uma maior autonomia e flexibilidade na gestão curricular atendendo à articulação curricular. Este estudo tem por objetivo a identificação das mudanças introduzidas num agrupamento de escolas do distrito do Porto, a nível do 1º ciclo, com a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018. Desenvolveu-se o estudo tendo por base uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos, a partir as entrevistas e questionários, permitiram identificar algumas mudanças sentidas, como a falta de formação específica para uma melhor implementação das medidas e a falta de apoio da tutela entre outras. Apontado agora para os benefícios focamos a autonomia, espírito crítico e reflexivo, a motivação, o potencializar de uma democracia do sistema e o centra as aprendizagens no aluno.pt_PT
dc.description.abstractDecree-Law No. 55/2018, of July 6, 2018, provided schools with greater autonomy and flexibility in curriculum management, taking into account the curricular articulation. This study aims to identify the changes introduced in a group of schools in the district of Porto, at the level of the 1st cycle, with the implementation of Decree-Law No. 55/2018. The study was developed based on a qualitative and quantitative methodological approach. The results obtained from the interviews and questionnaires allowed us to identify some changes felt, such as the lack of specific training for a better implementation of the measures and the lack of support from the guardianship, among others. Pointing now to the benefits, we focus on autonomy, critical and reflective spirit, motivation, the strengthening of a democracy of the system and centering learning on the student.pt_PT
dc.identifier.tid202938441
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19879
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricular e currículopt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectCurriculum flexibility and curriculumpt_PT
dc.titleO Decreto-Lei nº 55/2018: um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em administração das organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Sousa_2021.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission