Repository logo
 
Publication

Perceções dos professores sobre o contributo da Educação Musical no desenvolvimento das crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBoal-Palheiros, Graça
dc.contributor.authorSilva, Joana Isabel Melo Vieira da
dc.date.accessioned2022-02-14T15:30:07Z
dc.date.available2022-02-14T15:30:07Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capítulo é constituído por uma breve caraterização da Instituição da Prática de Ensino Supervisionada, bem como uma descrição da turma envolvida neste processo. No segundo capítulo expõe-se uma reflexão fundamentada, sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Por último, o terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “Perceção dos professores sobre o contributo da Educação Musical no desenvolvimento das crianças”. O objetivo deste estudo passa por compreender as perspetivas dos professores titulares e dos professores de Educação Musical, que lecionam no 1.º ciclo, sobre o contributo da Educação Musical para o desenvolvimento do aluno e para o seu desempenho escolar. A abordagem metodológica inclui um inquérito por questionário. O mesmo foi aplicado a professores titulares e professores de Educação Musical que lecionam no 1.º Ciclo do Ensino Básico, de grande parte dos concelhos de Portugal, 41, pretendendo-se compreender as perceções dos professores relativamente à Educação Musical, realçando a sua importância para o desenvolvimento de competências e conhecimentos dos alunos. As considerações finais permitem refletir sobre aspetos fundamentais da prática de ensino supervisionada, que estão implícitos à prática profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice course unit of the Master in Teaching Music Education in Basic Education. The first chapter consists of a brief characterization of the institution of Supervised Teaching Practice, as well as a description of the class involved in this process. The second chapter presents a reflection based on the educational practice developed, according with the experience acquired during the observed and taught classes. Finally, the third chapter presents the research project developed throughout the current school year, with the theme “Teachers' perception on the contribution of music education in the extramusical development of students”. The aim of this study is to understand the perspectives of full professors and music teachers on the contribution of music education to the student's development and performance in general subjects. The methodological approach includes a questionnaire survey. The same was applied to full professors and music teachers of the 1st cycle of basic education, from most municipalities in Portugal, aiming to understand the perceptions of teachers regarding music education, highlighting its importance for the development of skills and students' knowledge. The final considerations allow to reflect on fundamental aspects of supervised teaching practice that underlie professional practice.pt_PT
dc.identifier.tid202940977
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19974
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectChildren’s developmentpt_PT
dc.titlePerceções dos professores sobre o contributo da Educação Musical no desenvolvimento das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_Joana Melo_2021.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license .txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission