Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Perceções dos professores sobre o contributo da Educação Musical no desenvolvimento das crianças

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Joana Melo_2021.pdf1.38 MBAdobe PDF Download
license .txt1.74 KBLicense Download

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capítulo é constituído por uma breve caraterização da Instituição da Prática de Ensino Supervisionada, bem como uma descrição da turma envolvida neste processo. No segundo capítulo expõe-se uma reflexão fundamentada, sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Por último, o terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “Perceção dos professores sobre o contributo da Educação Musical no desenvolvimento das crianças”. O objetivo deste estudo passa por compreender as perspetivas dos professores titulares e dos professores de Educação Musical, que lecionam no 1.º ciclo, sobre o contributo da Educação Musical para o desenvolvimento do aluno e para o seu desempenho escolar. A abordagem metodológica inclui um inquérito por questionário. O mesmo foi aplicado a professores titulares e professores de Educação Musical que lecionam no 1.º Ciclo do Ensino Básico, de grande parte dos concelhos de Portugal, 41, pretendendo-se compreender as perceções dos professores relativamente à Educação Musical, realçando a sua importância para o desenvolvimento de competências e conhecimentos dos alunos. As considerações finais permitem refletir sobre aspetos fundamentais da prática de ensino supervisionada, que estão implícitos à prática profissional.
This report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice course unit of the Master in Teaching Music Education in Basic Education. The first chapter consists of a brief characterization of the institution of Supervised Teaching Practice, as well as a description of the class involved in this process. The second chapter presents a reflection based on the educational practice developed, according with the experience acquired during the observed and taught classes. Finally, the third chapter presents the research project developed throughout the current school year, with the theme “Teachers' perception on the contribution of music education in the extramusical development of students”. The aim of this study is to understand the perspectives of full professors and music teachers on the contribution of music education to the student's development and performance in general subjects. The methodological approach includes a questionnaire survey. The same was applied to full professors and music teachers of the 1st cycle of basic education, from most municipalities in Portugal, aiming to understand the perceptions of teachers regarding music education, highlighting its importance for the development of skills and students' knowledge. The final considerations allow to reflect on fundamental aspects of supervised teaching practice that underlie professional practice.

Description

Keywords

Educação musical Prática de ensino supervisionada Desenvolvimento das crianças Music education Supervised teaching practice Children’s development

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License