Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
120.55 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Clinical education is recognized as being crucial for the training of health professionals. This
subject is debated amongst teachers, students and professionals. Besides the clinical and
research skills, we look for other competencies such as oratory, creative thinking or
leadership.
We present the results of a study with 4th graders. It’s a exploratory study; the main purpose
was to evaluate the outcomes of a unit of clinical education prepared according a new set of
competencies and methodologies.
The competencies were seen as valuable. Organization, leading or supporting a colleague,
rethinking a program to serve client and family are equally important.
A educação clínica é reconhecida como uma unidade crucial na formação dos profissionais de saúde. Este assunto tem sido debatido por professores, alunos e profissionais. Além das competências clínicas e de investigação, procuram-se agora outras: a oratória, pensamento critico e criativo ou a liderança. Apresentamos os resultados de um estudo com alunos finalistas. É um estudo cujo objectivo principal pretendia avaliar os resultados da unidade duma educação clínica preparada segundo um conjunto determinado de competências e metodologias. As competências e metodologias foram consideradas válidas. Organização, liderança, o repensar um programa para servir utente e família foram vistas como igualmente importantes.
A educação clínica é reconhecida como uma unidade crucial na formação dos profissionais de saúde. Este assunto tem sido debatido por professores, alunos e profissionais. Além das competências clínicas e de investigação, procuram-se agora outras: a oratória, pensamento critico e criativo ou a liderança. Apresentamos os resultados de um estudo com alunos finalistas. É um estudo cujo objectivo principal pretendia avaliar os resultados da unidade duma educação clínica preparada segundo um conjunto determinado de competências e metodologias. As competências e metodologias foram consideradas válidas. Organização, liderança, o repensar um programa para servir utente e família foram vistas como igualmente importantes.
Description
Keywords
Clinical education High education Health professions Speech therapy Educação clínica Ensino Superior Profissões da saúde Terapia da Fala
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto - Politema