Repository logo
 
Publication

Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos

dc.contributor.advisorPinto, José Ângelopt_Pt
dc.contributor.authorPinto, Anabela Teixeira
dc.date.accessioned2018-05-08T10:34:46Z
dc.date.available2018-05-08T10:34:46Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017pt_Pt
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão de Projetospt_Pt
dc.description.abstractA escola tem sido fortemente criticada por todos os stakeholders do sistema educativo, prevalecendo mesmo um sentimento de crise, motivado pela incapacidade que a escola tem em se renovar e em desenvolver nos alunos os saberes básicos para todos os cidadãos do século XXI: aprender a aprender, comunicar adequadamente, cidadania ativa, resolver situações problemáticas e conflitos e espírito crítico. Fazendo parte desses stakeholders, procuramos levar a cabo um estudo que assentasse numa abordagem metodológica de ensino que se apresentasse como alternativa aos métodos tradicionais, sendo uma dessas metodologias o ensino baseado em projetos, o chamado Project Based Learning (PBL). É, portanto, sobre os impactos do PBL, através da utilização do kit “Projetos do Futuro”, e as suas repercussões no processo de ensino e aprendizagem que se centra este estudo. O presente documento descreve um estudo de caso, de cariz qualitativo, sobre a importância do trabalho de projeto. A intervenção decorreu numa turma de Educação e Formação de Adultos. Os resultados obtidos com este estudo permitiram concluir que, no caso de estudo em concreto, ou seja, na turma intervencionada, a metodologia aplicada contribuiu significativamente para a concretização de novas aprendizagens, para o incremento dos níveis de motivação, para o desenvolvimento de competências de criatividade, comunicação, colaboração, espírito crítico e gestão de projetos.pt_PT
dc.description.abstractSchool has been strongly criticized by the stakeholders integrating the education system, even prevailing a feeling of crisis, motivated by the school’s inability to renovate itself and to develop in the students the basic knowledge for the twenty-first century citizens: learning to learn, communicating properly, active citizenship, solving problematic situations and conflicts and critical spirit. As part of these stakeholders, we aim at carrying out a study based on a methodological alternative teaching approach to traditional methods, being Project Based Learning (PBL) one of these methodologies. This study focuses, therefore, on the impacts of the PBL, through the use of the “Projects from the future”, kit, and its repercussions on the teaching and learning process. This study describes a qualitative case study about the importance of project methodology. Our intervention took place in a class of Adult Education and Training of the Course of Gardening and Green Spaces. The results obtained with this study allowed us to conclude that, in the class intervened, the methodology used contributed significantly to the accomplishment of new learning, to the increase of motivation levels, to the development of creativity, communication, collaboration, critical attitude and project management skills.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.tid201947862pt_Pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11521
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestãopt_Pt
dc.subjectProject Based Learningpt_PT
dc.subjectPMI Portugal nas Escolas,pt_PT
dc.subjectaprendizagens significativaspt_PT
dc.subjectEducação e formação de adultospt_Pt
dc.titleProject Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.disciplineGestão de Projetospt_Pt
thesis.degree.levelMestrept_Pt
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Projetospt_Pt

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnabelaPinto_MGP_2017.pdf
Size:
5.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_AnabelaPinto_MGP_2017
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: