Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Devising enquanto conceito impulsionador no processo criativo e comunicativo na formação teatral

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Maria_Pinto_MAC_2025.pdf1.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O projeto apresentado consistiu numa criação artística, Loading, cujo elenco era constituído por alunos do Curso Profissional de Intérprete, Ator/ Atriz, no ano de 2024/2025. A construção do mesmo alicerçou-se na aplicação do Devising, conscientizando o trabalho de ensemble, e proporcionou ao grupo a experiência de um processo dramatúrgico e montagem de cena diferente do que é abordado em sala de aula e permitiu que o grupo pensasse, reconstruísse e transfigurasse realidades e conceitos convencionalmente estanques. Na minha perspetiva, o devising, pressupõe a ausência de um texto como ponto de partida, e o processo é um momento dinâmico, onde há espaço para várias improvisações orientadas, encontrando possibilidades para definir caminhos e a forma do objeto teatral. O encontro e desencontro de respostas e questões levantadas durante este processo criativo surgem tanto quanto mais a disponibilidade e imaginação de cada um permitir. Sendo esta prática abordada por alguns artistas no meio profissional, este projeto incide mais especificamente no contexto de formação teatral. Aqui, regista-se o contexto e a exequibilidade no mesmo, tendo em conta as condicionantes existentes.
The project presented consisted of an artistic creation, Loading, whose cast was made up of students from the Professional Course in Interpreting, Actor/Actress, in the year 2024/2025. The construction of the project was based on the application of Devising, raising awareness of ensemble work, and provided the group with the experience of a dramaturgical process and scene staging that differed from what is covered in the classroom, allowing the group to think about, reconstruct, and transform realities and concepts that are conventionally rigid. Devising implies the absence of a text as a starting point, and the process is a dynamic moment, where there is room for various guided improvisations, finding possibilities to define paths and the shape of the theatrical object. The convergence and divergence of answers and questions raised during this creative process arise as much as each person's availability and imagination allow. While this practice is approached by some artists in the professional field, the project in question focuses more specifically on the context of theater training. Here, the context and its feasibility are recorded, taking into account the existing constraints.

Description

Keywords

Criação artística Criação coletiva Devising Ensemble Formação teatral Teatro-educação Improvisação Artistic creation Collective creation Theatrical training Theater education Improvisation

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence