Repository logo
 
Publication

A metafunção interpessoal em duas propagandas turísticas institucionais

dc.contributor.authorAlves, Daniel Antônio Sousa
dc.contributor.authorLacerda, Priscila Brasil Gonçalves
dc.contributor.authorRodrigues, Roberta Rego
dc.date.accessioned2013-10-23T14:12:48Z
dc.date.available2013-10-23T14:12:48Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractA oração é também organizada como um evento interativo que envolve o falante, ou o autor, e o público (Halliday, 1994). No ato da fala, o falante adota para si mesmo um papel particular em relação à mesma e, ao fazer isso, ele designa ao ouvinte um papel complementar, papel esse que o falante espera que o ouvinte adote em seu turno (Halliday, 1994). A título de exemplificação, quando o falante faz uma pergunta, ele desempenha o papel daquele que procura uma informação e, deste modo, requer ao ouvinte que este último supra a informação pedida (Halliday, 1994). Este artigo apresenta uma análise de duas propagandas turísticas institucionais, uma da Prefeitura de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais e a outra do Governo do Estado de Minas Gerais, sendo que tal capital e tal Estado estão localizados no Brasil. Tal análise valeu-se da metafunção interpessoal, a qual oferece um instrumental para a descrição da interação entre usuários da linguagem, seja tal interação pautada pelo fornecimento e/ou solicitação de informações e/ou de bens e serviços (Halliday, 1994; Halliday e Matthiessen, 2004). Quanto à metodologia, foram classificados os absolutos, as proposições, as propostas , os adjuntos modais e os itens lexicais, posteriormente quantificados com vistas a uma análise qualitativo-discursiva. Cabe salientar que a classificação da interpessoalidade em itens lexicais obedeceu a dois parâmetros propostos por Hunston e Thompson (2003), o de julgamento de valor e o de importância. Quando houve sobreposição destes dois parâmetros na classificação da interpessoalidade em itens lexicais, adotou -se um rótulo “ambos parâmetros” para abarcar tais casos. Resultados apontam uma maior recorrência de propostas na propaganda do Governo em comparação a da Prefeitura. Pode-se concluir que a propaganda da Prefeitura faz uso do gênero do discurso turístico com fins sócio - políticos, ao passo que a propaganda do Governo tem como objetivo divulgar o turismo em Minas Gerais sem tencionar diretamente persuadir seus leitores a partir do discurso político.por
dc.identifier.doi10.34630/polissema.vi6.3315pt_PT
dc.identifier.issn1645-1937
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/2444
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopor
dc.relation.publisherversionhttps://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3315por
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpor
dc.subjectMetafunção interpessoalpor
dc.subjectInterpessoalidade em itens lexicaispor
dc.subjectDemanda/Fornecimento de informaçõespor
dc.subjectDemanda/Fornecimento de bens e serviçospor
dc.subjectSystemic Functional linguisticspor
dc.subjectInterpersonal metafunctionpor
dc.subjectInterpersonality in lexicalpor
dc.subjectDemanding/offering of informationpor
dc.subjectDemanding/offering of goods & servicespor
dc.titleA metafunção interpessoal em duas propagandas turísticas institucionaispor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
oaire.citation.endPage37por
oaire.citation.startPage9por
oaire.citation.titlePolissema: revista de letras do ISCAPpor
oaire.citation.volume6por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A_DanielAlves_2006.pdf
Size:
768.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: