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Advisor(s)
Abstract(s)
A oração é também organizada como um evento interativo que envolve o falante,
ou o autor, e o público (Halliday, 1994). No ato da fala, o falante adota para si mesmo um
papel particular em relação à mesma e, ao fazer isso, ele designa ao ouvinte um papel
complementar, papel esse que o falante espera que o ouvinte adote em seu turno
(Halliday, 1994). A título de exemplificação, quando o falante faz uma pergunta, ele
desempenha o papel daquele que procura uma informação e, deste modo, requer ao
ouvinte que este último supra a informação pedida (Halliday, 1994). Este artigo apresenta
uma análise de duas propagandas turísticas institucionais, uma da Prefeitura de Belo
Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais e a outra do Governo do Estado de Minas
Gerais, sendo que tal capital e tal Estado estão localizados no Brasil. Tal análise valeu-se
da metafunção interpessoal, a qual oferece um instrumental para a descrição da interação
entre usuários da linguagem, seja tal interação pautada pelo fornecimento e/ou solicitação
de informações e/ou de bens e serviços (Halliday, 1994; Halliday e Matthiessen, 2004).
Quanto à metodologia, foram classificados os absolutos, as proposições, as propostas , os
adjuntos modais e os itens lexicais, posteriormente quantificados com vistas a uma
análise qualitativo-discursiva. Cabe salientar que a classificação da interpessoalidade em
itens lexicais obedeceu a dois parâmetros propostos por Hunston e Thompson (2003), o
de julgamento de valor e o de importância. Quando houve sobreposição destes dois
parâmetros na classificação da interpessoalidade em itens lexicais, adotou -se um rótulo
“ambos parâmetros” para abarcar tais casos. Resultados apontam uma maior recorrência
de propostas na propaganda do Governo em comparação a da Prefeitura. Pode-se concluir
que a propaganda da Prefeitura faz uso do gênero do discurso turístico com fins sócio -
políticos, ao passo que a propaganda do Governo tem como objetivo divulgar o turismo
em Minas Gerais sem tencionar diretamente persuadir seus leitores a partir do discurso
político.
Description
Keywords
Linguística sistêmico-funcional Metafunção interpessoal Interpessoalidade em itens lexicais Demanda/Fornecimento de informações Demanda/Fornecimento de bens e serviços Systemic Functional linguistics Interpersonal metafunction Interpersonality in lexical Demanding/offering of information Demanding/offering of goods & services
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto