Repository logo
 
Publication

Internacionalização de PME do sector do mobiliário: estudo exploratório

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Dias Pinto
dc.contributor.advisorRibeiro, Anabela Paula Alferes Ferreira
dc.contributor.authorRocha, Marcos António Martins da
dc.date.accessioned2021-03-16T10:06:19Z
dc.date.available2021-03-16T10:06:19Z
dc.date.issued2021-01-25
dc.description.abstractNos últimos anos, pequenas e médias empresas (PMEs) aceleraram o seu compromisso internacional, investindo em países que não eram o seu país natal, apesar do conhecimento limitado do mercado, do uso reduzido de redes e da experiência internacional escassa dos empreendedores. Devido às mudanças rápidas nas últimas décadas, grande parte das empresas são afetadas por algum tipo de desafio internacional. As vendas e o marketing internacionais, o fornecimento internacional, as joint ventures internacionais, a cooperação internacional e os Investimento Direto Estrangeiro (IDE) são alguns exemplos das possibilidades e desafios que uma empresa enfrenta. Atualmente, esses desafios também consideram as PME uma classe de empresas com elevada relevância nos sistemas económicos mundiais. O estudo exploratório aqui proposto visa contribuir para a compreensão do processo de internacionalização das PME do setor do mobiliário na zona norte de Portugal. Para tal, foi construído um questionário, direcionado aos responsáveis pelas tomadas de decisão nas empresas, que utiliza dois métodos: resposta aberta e resposta fechada. Através desse método foi possível identificar o nível de internacionalização, tipo de mercado, motivações à internacionalização, qual o modelo que estava na base do processo de internacionalização, entre outras. Este estudo diferencia-se pelo facto de existir contacto direto com uma empresa portuguesa no ramo do mobiliário, sediada em Paços de Ferreira.pt_PT
dc.description.abstractinternational commitment, investing in countries that were not their home country, despite the limited knowledge of the market, the reduced use of networks and the scarce international experience of entrepreneurs. Due to rapid changes in recent decades, most companies are affected by some kind of international challenge. International sales and marketing, international supply, international joint ventures, international cooperation and Foreign Direct Investment (FDI) are some examples of the possibilities and challenges that a company faces. Today, these challenges also consider SMEs to be a class of companies with high relevance in the global economic systems. The exploratory study proposed here aims to contribute to the understanding of the internationalization process of SMEs in the furniture sector in northern Portugal. To this end, a questionnaire was built, aimed at those responsible for decision making in companies, which uses two methods: open answer and closed answer. Through this method it was possible to identify the level of internationalization, type of market, motivations for internationalization, which model was the basis of the internationalization process, among others. This study differs by the fact that there is direct contact with a Portuguese furniture company, based in Paços de Ferreira.pt_PT
dc.identifier.tid202652408pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17523
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectMercado mobiliáriopt_PT
dc.subjectSMEpt_PT
dc.subjectInternationalizationpt_PT
dc.subjectFurniture marketpt_PT
dc.titleInternacionalização de PME do sector do mobiliário: estudo exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEmpreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Marcos_Rocha_MEI_2020.pdf
Size:
914.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format