Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar de Ana Rita Teixeira Rebelo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.advisorEsteves, Susana
dc.contributor.authorRebelo, Ana Rita Teixeira
dc.date.accessioned2024-06-05T13:52:54Z
dc.date.available2024-06-05T13:52:54Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar tendo como finalidade a descrição e reflexão da prática em contexto de creche e educação pré-escolar. Ao longo do relatório serão descritos os processos desenvolvidos que possibilitaram à formanda uma apropriação de saberes que sustentaram a sua ação pedagógica. Por conseguinte, a metodologia de investigação-ação será objeto de reflexão tendo como processos a observação, a reflexão, a planificação, a implementação e a avaliação. Além de tudo isto, serão caracterizadas as duas instituições de estágio, bem como o espaço, o grupo de crianças e os níveis de bem-estar e envolvimento das mesmas nas experiências pedagógicas desenvolvidas. Entrecruzando a teoria com a prática, será abordado o papel do educador, as perspetivas pedagógicas que apoiaram a formanda na prática, a descrição e análise das ações desenvolvidas em contexto, bem como a experimentação da metodologia de trabalho de projeto. Na conclusão, poderá encontrar-se uma reflexão de todo o desempenho da mestranda na sua prática educativa, e ainda as aprendizagens adquiridas que impulsionarão os desempenhos da sua prática futura.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was developed within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and is part of the curricular unit Supervised Educational Practice in Pre-School Education, with the purpose of describing and reflecting on practice in the context of day care and pre-school education. Throughout the report, methods developed will be described that enabled the trainee to acquire knowledge that supported her pedagogical action. Therefore, the action-research methodology will be a process of reflection, with observation, reflection, planning, implementation and evaluation as steps. In addition to all this, the two internship institutions will be characterized, as well as the space, the group of children and their levels of well-being and involvement in the pedagogical experiences developed. Intertwining theory with practice, the role of the educator will be addressed, the pedagogical perspectives that supported the trainee in practice, the description and analysis of the actions developed in context, as well as the experimentation of the project work methodology. In conclusion, a reflection of the entire performance of the master's student in her educational path can be found, as well as the experience that will boost the performance of her future practice.pt_PT
dc.identifier.tid203616219
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25621
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectExperiências pedagógicaspt_PT
dc.subjectDay carept_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectWork projectpt_PT
dc.subjectPedagogical experiencespt_PT
dc.titleRelatório de estágio em Educação Pré-Escolar de Ana Rita Teixeira Rebelopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaRitaRebelo_2023.pdf
Size:
558.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: