Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar de Ana Rita Teixeira Rebelo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_AnaRitaRebelo_2023.pdf558.34 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar tendo como finalidade a descrição e reflexão da prática em contexto de creche e educação pré-escolar. Ao longo do relatório serão descritos os processos desenvolvidos que possibilitaram à formanda uma apropriação de saberes que sustentaram a sua ação pedagógica. Por conseguinte, a metodologia de investigação-ação será objeto de reflexão tendo como processos a observação, a reflexão, a planificação, a implementação e a avaliação. Além de tudo isto, serão caracterizadas as duas instituições de estágio, bem como o espaço, o grupo de crianças e os níveis de bem-estar e envolvimento das mesmas nas experiências pedagógicas desenvolvidas. Entrecruzando a teoria com a prática, será abordado o papel do educador, as perspetivas pedagógicas que apoiaram a formanda na prática, a descrição e análise das ações desenvolvidas em contexto, bem como a experimentação da metodologia de trabalho de projeto. Na conclusão, poderá encontrar-se uma reflexão de todo o desempenho da mestranda na sua prática educativa, e ainda as aprendizagens adquiridas que impulsionarão os desempenhos da sua prática futura.
This internship report was developed within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and is part of the curricular unit Supervised Educational Practice in Pre-School Education, with the purpose of describing and reflecting on practice in the context of day care and pre-school education. Throughout the report, methods developed will be described that enabled the trainee to acquire knowledge that supported her pedagogical action. Therefore, the action-research methodology will be a process of reflection, with observation, reflection, planning, implementation and evaluation as steps. In addition to all this, the two internship institutions will be characterized, as well as the space, the group of children and their levels of well-being and involvement in the pedagogical experiences developed. Intertwining theory with practice, the role of the educator will be addressed, the pedagogical perspectives that supported the trainee in practice, the description and analysis of the actions developed in context, as well as the experimentation of the project work methodology. In conclusion, a reflection of the entire performance of the master's student in her educational path can be found, as well as the experience that will boost the performance of her future practice.

Description

Keywords

Creche Educação Pré-escolar Trabalho de projeto Experiências pedagógicas Day care Pre-school education Work project Pedagogical experiences

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License