Repository logo
 
Publication

Sozinho transformo a minha realidade, juntos transformamos o mundo. Projeto de educação e intervenção social com profissionais e crianças em acolhimento residencial

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarros, Sílvia Araújo de
dc.contributor.authorVentura, Isabel Cristina Santos
dc.date.accessioned2020-03-03T12:00:15Z
dc.date.available2020-03-03T12:00:15Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO acolhimento residencial, de curta ou longa duração, é uma das medidas de proteção de crianças e jovens mais utilizadas em Portugal. Neste contexto, segundo a literatura (e.g., Davis, 2003), uma relação de confiança e de segurança com figuras de referência alternativas às parentais pode-se afigurar como um fator de proteção e potenciar um desenvolvimento adaptativo para os menores acolhidos. Neste sentido, e também devido ao tempo de convivência, os profissionais podem assumir esta relevância na vida dos mesmos, tornando-se assim importante uma reflexão constante sobre as práticas educativas e a forma como as relações são desenvolvidas neste contexto. O projeto “Sozinho transformo a minha realidade, juntos transformamos o mundo”, apresentado neste Relatório, desenvolveu-se num centro de acolhimento temporário (CAT) com as crianças e os profissionais desse contexto. Foi orientado pela metodologia Investigação-Ação Participativa e teve como finalidade a promoção do bem-estar emocional de profissionais e crianças acolhidas na “Eu, criança”, através da melhoria das relações interpessoais e das práticas educativas. Com este fim, a intervenção conjunta e coconstruída centrou-se na conscientização e reflexão sobre as práticas educativas e na melhoria das relações entre os protagonistas. Tendo a avaliação ocupado um papel crucial ao longo do processo, verificou-se que o projeto alcançou os objetivos previstos, tendo as transformações e as mudanças sido consideradas como significativas pelos protagonistaspt_PT
dc.description.abstractShort- or long-term residential care is one of the most commonly used child and youth protection measures in Portugal. In this context, according to the literature (e.g., Davis, 2003), a relationship of trust and security with alternative reference figures to parents can be seen as a protective factor and foster adaptive development for minors. In this sense, derived from the time spent together, professionals can assume this relevance in their lives, thus being important a constant reflection on educational practices and how relationships are developed in this context. The project “Alone I transform my reality, together we transform the world”, presented in this Report, was developed in a temporary care center (CAT) with children and professionals. It was guided by the Participatory Action-Research methodology and aimed to promoting the emotional well-being of professionals and children welcomed in the “I, child” through the improvement of interpersonal relationships and educational practices. To this end, joint and coconstructed intervention focused on raising awareness and reflection on educational practices and improving relationships between the protagonists. As the evaluation played a crucial role throughout the process, it was found that the project achieved its intended objectives, and the transformations and changes were considered significant by the protagonistspt_PT
dc.identifier.tid202451410
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15559
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAcolhimento residencialpt_PT
dc.subjectMudança socialpt_PT
dc.subjectProtagonistaspt_PT
dc.subjectRelações interpessoaispt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectResidential carept_PT
dc.subjectSocial changept_PT
dc.subjectProtagonistspt_PT
dc.subjectInterpersonal relationshipspt_PT
dc.subjectEducational practicespt_PT
dc.titleSozinho transformo a minha realidade, juntos transformamos o mundo. Projeto de educação e intervenção social com profissionais e crianças em acolhimento residencialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em educação e intervenção social - Especialização em ação psicossocial em contextos de riscopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_IsabelVentura_2019.pdf
Size:
4.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: