Publication
E tu, o que achas que é a escola?
dc.contributor.author | Paredes, Sara | |
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T15:01:41Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T15:01:41Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A forma como pensamos escola e, consequentemente, currículo, é influenciada por distintos posicionamentos éticos, sociais e pedagógicos, pelo tempo histórico em que vivemos, pelo contexto político-social-cultural em que nos inserimos, por princípios e crenças que revelamos, a experiência pessoal em contextos escolares, os diálogos que desenvolvemos e a visão do mundo que construímos enquanto seres reflexivos (Duarte, 2021). Todavia, ao questionarmos regularmente a existência da instituição escolar, somos confrontados por simples respostas como “para guardar as crianças e entretê-las” e “para reproduzir a cultura estabelecida” (Coll et al.,2001, p.17). Com o propósito de analisar as perspetivas que as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm relativamente ao que é a escola e quais as suas finalidades, desenvolveu-se um estudo de caso, tomando como referência um Centro de Estudos. Neste trabalho, integraram-se duas técnicas de recolha de dados, micro-entrevistas individuais e entrevistas de grupo. Discute-se, em primeiro lugar, perante várias perspetivas do currículo e da educação qual ou quais as finalidades da escola, bem como explora-se de que forma o currículo texto revela implicações no currículo vivenciado, algo que assume uma dimensão implícita na conceção de escola que cada um constrói. De uma análise inicial, obtiveram-se respostas que privilegiam a natureza académica da realidade escolar, privilegiando opções como “estudar, aprender a ler e a fazer contas”. Tal postura dialoga com outros aspetos que são particularmente salientados pelas crianças, como as dimensões associadas ao ofício do aluno, à sociabilidade, ao edificado e a uma certa visão instrumental currículo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Paredes, S., & Pedro, D. (2022). E tu, o que achas que é a escola? Saber & Educar, 31(2), 1-11. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/21549 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Finalidades Educativas | pt_PT |
dc.title | E tu, o que achas que é a escola? | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 11 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Saber & Educar | pt_PT |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 |