Repository logo
 
Publication

E tu, o que achas que é a escola?

dc.contributor.authorParedes, Sara
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2023-01-16T15:01:41Z
dc.date.available2023-01-16T15:01:41Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA forma como pensamos escola e, consequentemente, currículo, é influenciada por distintos posicionamentos éticos, sociais e pedagógicos, pelo tempo histórico em que vivemos, pelo contexto político-social-cultural em que nos inserimos, por princípios e crenças que revelamos, a experiência pessoal em contextos escolares, os diálogos que desenvolvemos e a visão do mundo que construímos enquanto seres reflexivos (Duarte, 2021). Todavia, ao questionarmos regularmente a existência da instituição escolar, somos confrontados por simples respostas como “para guardar as crianças e entretê-las” e “para reproduzir a cultura estabelecida” (Coll et al.,2001, p.17). Com o propósito de analisar as perspetivas que as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm relativamente ao que é a escola e quais as suas finalidades, desenvolveu-se um estudo de caso, tomando como referência um Centro de Estudos. Neste trabalho, integraram-se duas técnicas de recolha de dados, micro-entrevistas individuais e entrevistas de grupo. Discute-se, em primeiro lugar, perante várias perspetivas do currículo e da educação qual ou quais as finalidades da escola, bem como explora-se de que forma o currículo texto revela implicações no currículo vivenciado, algo que assume uma dimensão implícita na conceção de escola que cada um constrói. De uma análise inicial, obtiveram-se respostas que privilegiam a natureza académica da realidade escolar, privilegiando opções como “estudar, aprender a ler e a fazer contas”. Tal postura dialoga com outros aspetos que são particularmente salientados pelas crianças, como as dimensões associadas ao ofício do aluno, à sociabilidade, ao edificado e a uma certa visão instrumental currículo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationParedes, S., & Pedro, D. (2022). E tu, o que achas que é a escola? Saber & Educar, 31(2), 1-11.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21549
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectFinalidades Educativaspt_PT
dc.titleE tu, o que achas que é a escola?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage11pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleSaber & Educarpt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.givenNamePedro Duarte
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PEdroDuarte_2022_7.pdf
Size:
126.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: