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O impacto da COVID-19 no turismo e na hotelaria da Região Norte

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Abstract(s)

Atualmente, é presenciada uma nova realidade a nível mundial, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19), que foi declarado como pandemia em março de 2020, tendo provocado um impacto social e económico que afetou diversos setores, principalmente, o turismo e hotelaria. De facto, sendo considerado como um vírus altamente contagioso, cuja transmissão se concretiza de pessoa para pessoa, a COVID- 19 propagou-se rapidamente para países em todo o mundo, surgindo, em Portugal, os primeiros casos confirmados em março de 2020. Desde logo, foram impostas limitações e restrições nas deslocações de turistas e nas viagens internacionais, observando-se um decréscimo no consumo turístico e o consequente encerramento de algumas organizações pertencentes a este setor de atividade. A presente dissertação ambiciona analisar o passado, o presente e o futuro da indústria do turismo e da hotelaria face à pandemia atualmente existente, focando-se na Região Norte de Portugal. No desenvolvimento do estudo foi selecionada uma abordagem metodológica qualitativa, consistindo num estudo descritivo exploratório, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a empresÔrios e a stakeholders de entidades do setor do turismo e da hotelaria, localizadas na Região Norte de Portugal. O objetivo geral da investigação consiste em compreender o impacto da COVID-19 no setor do turismo e da hotelaria. Como objetivos específicos, o estudo pretende definir as Ôreas do setor mais afetadas, identificar as principais mudanças provocadas pela COVID- 19, identificar as prÔticas adotadas pelas organizações no combate à COVID-19 e definir as estratégias implementadas no futuro pós COVID-19. Nas principais conclusões, é possível destacar, como as Ôreas do setor mais afetadas, a hotelaria, a restauração, a animação turística, a atividade de guia turístico, os eventos, os espaços culturais, os transportes e as agências de viagens, tendo o impacto da pandemia apresentado diferentes fases de atuação e em diferentes dimensões. Em relação às principais mudanças provocadas pela COVID-19 na Região Norte, verifica-se o aumento do mercado nacional, a diminuição do mercado externo e a modificação do perfil e do comportamento do turista. Para além disso, devido a questões sanitÔrias e de segurança, constata-se a modificação da procura em determinados produtos e serviços turísticos, como o incremento da procura pelo turismo de natureza e em espaço rural, em detrimento, do turismo organizado e do turismo urbano. Continuamente, de acordo com as estratégias adotadas no combate à COVID-19, destacam-se, as iniciativas das Entidades Regionais e do Turismo de Portugal, incluindo o selo Clean & Safe, a implementação de medidas de segurança, a adaptação de produtos e serviços, e ainda, o recurso às estratégias no meio digital. Relativamente, ao futuro do setor do turismo, as estratégias passam pela valorização do destino e pela captação de recursos humanos. As perspetivas futuras foram analisadas a curto, médio e longo prazo, onde foi possível destacar a tendência do mercado nacional, do transporte no âmbito da circulação automóvel, e ainda a preocupação relativa ao turismo sustentÔvel.
Nowadays, a new reality is witnessed worldwide, caused by the new coronavirus SARS-CoV-2 (COVID-19), which was declared a pandemic in March 2020, having a social and economic impact that affected several sectors, mainly, tourism and hospitality. In fact, being considered as a highly contagious virus, whose transmission is made from person to person, COVID-19 quickly spread to countries all over the world, and the first confirmed cases appeared in Portugal in March 2020. Firstly, limitations and restrictions were imposed on the travel of visitors and international travel, watching a decrease in tourism consumption and the consequent closure of some organizations belonging to this sector of activity. So, this research aims to analyse the past, the present and the future of the tourism and hospitality industry considering the pandemic period, focusing on the North of Portugal. In the development of the study, a qualitative methodological approach was selected, consisting of an exploratory descriptive study, based on the realization of semi- structured interviews to entrepreneurs and stakeholders from entities in the tourism and hospitality sector, located in the North of Portugal. The general objective of the investigation is to understand the impact of COVID-19 on the tourism and hospitality sector. Therefore, as specific objectives, the study aims to define the areas of the sector most affected, identify the main changes caused by COVID-19, identify the practices adopted by organizations in combating COVID-19 and define the strategies implemented in the future after COVID- 19. In the main conclusions, it is possible to highlight, as the most affected areas of the sector, hotels, restaurants, tourist entertainment, tourist guide activities, events, cultural spaces, transport, and travel agencies, with the impact of pandemic in different phases and in different dimensions. Regarding the main changes caused by COVID-19 in the North of Portugal, there is an increase in national tourism, a decrease in international tourism and a change in the profile and behaviour of the tourists. In addition, due to health and safety issues, there is a change in demand for certain tourism products and services, such as the increased demand for nature and rural tourism, instead of organized tourism and urban tourism. Continuously, in the strategies adopted to fight COVID-19, the initiatives of the Regional Entities and of Turismo de Portugal stand out, including the Clean & Safe seal, the implementation of safety measures, the adaptation of products and services, and the use of strategies in the digital environment. Regarding the future of the tourism sector, the strategies are, to value the destination and attract human resources. The future perspectives were analysed in the short, medium, and long term, where it was possible to highlight the trend of national tourism, transport in road traffic context and concerns regarding sustainable tourism.

Description

Dissertação de mestrado

Keywords

Turismo Hotelaria COVID-19 Região Norte de Portugal Tourism Hospitality North of Portugal

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