Repository logo
 
Publication

A motivação como alavanca para a excelência do serviço

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel Ramalho
dc.date.accessioned2021-01-15T16:54:42Z
dc.date.available2021-01-15T16:54:42Z
dc.date.issued2020-12-21
dc.descriptionRelatório de estágio
dc.description.abstractNos últimos anos, assistimos a uma mudança de mentalidades na forma como as organizações são geridas. Efetivamente, não basta possuir solidez financeira, avançada tecnologia e uma posição competitiva para assegurar o sucesso das empresas. Cada vez mais, percebemos que os recursos humanos de uma organização são a chave para o sucesso. Neste sentido, a gestão de recursos humanos assume uma posição essencial que permitirá atingir níveis de motivação e satisfação dos colaboradores fulcrais para o desempenho da organização. No setor hoteleiro, ainda observamos organizações com pouco foco na gestão de recursos humanos. No entanto, é dos setores onde esta gestão torna-se vital. A satisfação e motivação dos colaboradores reflete-se diretamente na satisfação do cliente, comprometendo o futuro da unidade hoteleira. Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a motivação do colaborador e o seu desempenho, segundo a sua perspetiva. Desta forma, o instrumento utilizado foi o questionário, dirigido a todos os colaboradores do hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. A análise de dados foi realizada através de uma análise estatística, com recursos ao programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados obtidos não permitiram observar nenhuma relação direta entre a motivação dos colaboradores e o desempenho, segundo a sua perspetiva.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, we have seen a change in mentalities in the way organisations are managed. Effectively, it is not enough to have financial strength, advanced technology and a competitive position to ensure the success of companies. Day by day, we realize that an organization's human resources are the key to success. In this sense, human resources management assumes an essential position that will allow to achieve levels of motivation and satisfaction of employees central to the performance of the organization. In the hotel sector, we still observe organizations with little focus on human resources management. However, it is from the sectors where this management becomes vital. The satisfaction and motivation of employees are directly reflected in customer satisfaction, compromising the future of the hotel unit. This work aims to understand the impact of the employee's motivation on their performance, according to their perspective. Thus, the method used was the questionnaire survey, addressed to all employees of the InterContinental Porto – Palácio das Cardosas hotel. Data analysis was performed through descriptive and statistical analysis, with resources to the SPSS (Statistical Package for Social Sciences) program. The results obtained did not allow us to observe any direct relationship between employee motivation and performance, according to their perspective.pt_PT
dc.identifier.tid202579085pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16703
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectRecursos humanospt_PT
dc.subjectSatisfação do clientept_PT
dc.subjectHospitalitypt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectHuman Resourcespt_PT
dc.subjectCustomer Satisfactionpt_PT
dc.titleA motivação como alavanca para a excelência do serviçopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantor3139
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaIsabelSilva_2020.pdf
Size:
2.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format