Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-21"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digitalPublication . Oliveira, André Manuel Sousa; Martins, Dora Cristina Moreira; Silva, SusanaA chegada da Era Digital e a inerente digitalização do mercado de trabalho trouxeram novas exigências, preocupações e desafios às organizações e aos gestores de recursos humanos, tanto ao nível do sucesso e sustentabilidade do negócio, como das competências necessárias. Este fenómeno, ainda que transversal a todas as áreas da economia, tem um impacto notório no setor industrial e, em particular, na área automóvel. Assim, esta investigação pretende, acima de tudo, conhecer a perspetiva dos gestores de Recursos Humanos quanto aos desafios trazidos pela influência da era digital na necessidade de alteração das competências necessárias dentro do setor da indústria automóvel. Foi utilizada uma metodologia qualitativa no desenvolvimento deste estudo, com recurso a onze entrevistas semiestruturadas a profissionais de recursos humanos do setor da indústria automóvel. As entrevistas tiveram como propósito a recolha da perceção dos participantes acerca das influências e desafios da era digital, bem como o seu impacto na alteração das competências valorizadas pelas organizações. Da investigação conduzida emergiram resultados que evidenciam o surgimento de temas como a competitividade e a melhoria contínua enquanto preocupações antes desconhecidas ou irrelevantes e de novos desafios provocados pela evolução tecnológica, tais como a dificuldade de adaptação e o impacto das tecnologias na esfera social. Identificou-se também como principal vantagem o encurtamento de distâncias permitido pelo avanço tecnológico. Foi possível, ainda, obter uma visão concreta de quais as competências vistas pelos gestores de recursos humanos como instrumentais para o desempenho superior das organizações e a sua influência no contexto digital, designadamente as competências digitais, capacidade técnica, domínio do Microsoft Office, proatividade e cooperação. Igualmente, procede-se à discussão das principais conclusões deste estudo, que permitem afirmar o impacto da tecnologia no perfil de competências procurado pelas organizações e no seu funcionamento e gestão internos. Finalmente, procede-se à exposição dos contributos e limitações do estudo, bem como às sugestões de pesquisa futura que o mesmo proporciona.
- Prevenção e Controlo da Legionella em Centros de lavagem Automóvel no Concelho de Vila Nova de GaiaPublication . Rodrigues, Juliana Oliveira; Silva, Ana SofiaEste tema é desenvolvido pela relevância e perigosidade que apresenta para a saúde pública, tendo em consideração a patogenicidade da bactéria Legionella, que originou recentes surtos em Portugal, bem como o número de casos da doença dos legionários reportados nos últimos anos. O local de estudo foi definido tendo em conta o número elevado de pessoas que se encontram expostas. O estudo tem como objetivo identificar e caracterizar as principais fontes de contaminação ambiental de Legionella em centros de lavagem automóvel, no concelho de Vila Nova de Gaia. Pretende-se responder a objetivos específicos como: caracterizar o tipo de instalações de lavagem de veículos, identificar sistemas de lavagem de veículos com reutilização de água, verificar o cumprimento da Lei 52/2018, de 20 de agosto, respondendo à questão “Os Centros de Lavagem Automóvel são um fator de risco de contaminação por Legionella, para utilizadores e colaboradores?”. Para tal, foi efetuada uma revisão bibliográfica, elaborada e validada uma lista de verificação para recolha e tratamento de dados dos centros de lavagem automóvel, com auxílio dos programas informáticos SPSS e Excel. Os resultados obtidos permitiram concluir que existem fontes de contaminação ambiental com potencial para causar doença dos legionários nos centros de lavagem de automóveis do concelho de Vila Nova de Gaia, sendo estas instalações um fator de risco para colaboradores e utilizadores.
- A motivação como alavanca para a excelência do serviçoPublication . Silva, Ana Isabel Ramalho; Oliveira, MónicaNos últimos anos, assistimos a uma mudança de mentalidades na forma como as organizações são geridas. Efetivamente, não basta possuir solidez financeira, avançada tecnologia e uma posição competitiva para assegurar o sucesso das empresas. Cada vez mais, percebemos que os recursos humanos de uma organização são a chave para o sucesso. Neste sentido, a gestão de recursos humanos assume uma posição essencial que permitirá atingir níveis de motivação e satisfação dos colaboradores fulcrais para o desempenho da organização. No setor hoteleiro, ainda observamos organizações com pouco foco na gestão de recursos humanos. No entanto, é dos setores onde esta gestão torna-se vital. A satisfação e motivação dos colaboradores reflete-se diretamente na satisfação do cliente, comprometendo o futuro da unidade hoteleira. Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a motivação do colaborador e o seu desempenho, segundo a sua perspetiva. Desta forma, o instrumento utilizado foi o questionário, dirigido a todos os colaboradores do hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. A análise de dados foi realizada através de uma análise estatística, com recursos ao programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados obtidos não permitiram observar nenhuma relação direta entre a motivação dos colaboradores e o desempenho, segundo a sua perspetiva.
- As Competências na consultoria de recursos humanos: desafios da era digitalPublication . Antunes, Andreia Luisa da Gama Carvalho; Martins, Dora Cristina Moreira; Silva, SusanaAs organizações atuam em ambientes de negócio voláteis, incertos, complexos e ambíguos (VUCA), com frequentes mudanças e inovações tecnológicas que resultam das revoluções industriais que decorreram ao longo dos séculos. A consultoria de Recursos Humanos está a reagir a esta transformação, ao ajustar e inovar o seu leque de serviços e soluções e, assim, criar experiências novas e de valor acrescentado para os clientes. O objetivo principal desta investigação é contribuir para a caracterização do setor de consultoria de Recursos Humanos, identificar os desafios relacionais e técnicos dos profissionais decorrentes da transformação digital e, por fim, identificar as competências exigidas aos consultores de Recursos Humanos nesta Era digital. Neste estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à entrevista semiestruturada para efetuar a recolha de dados. Foram realizadas dez entrevistas a profissionais de consultoria de Recursos Humanos sobre as estratégias e técnicas utilizadas, os desafios técnicos e os desafios relacionais decorrentes da transformação digital. Ainda, os dados foram analisados de acordo com os princípios da Grounded Theory. O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid-19, o que obrigou a mudanças radicais na forma de trabalhar, o que impulsionou um salto tecnológico de 5 a 10 anos. O desafio está lançado para o setor de Consultoria de Recursos Humanos: adaptar a sua cultura corporativa à transformação digital e criar um compromisso permanente com a inovação e transformação. Por fim, são identificadas algumas limitações do estudo e apresentadas sugestões para pesquisas futuras.
- Turismo consciente: a sua dimensão nas aldeias históricas de PortugalPublication . Cerqueira, Isabel Janeiro Marques; Liberato, PedroNos últimos anos tem se verificado um crescimento exponencial do turismo num contexto mundial, e Portugal não é exceção. Este fenómeno promoveu o desenvolvimento do turismo em massa nas principais cidades turísticas como o Porto e Lisboa, conduzindo ao aparecimento de tipos de turismo “alternativos”, tais como o turismo rural, fortemente promovido pelas instituições. Esta tipologia de turismo tornou-se, assim, um fator novo e relevante no desenvolvimento rural, atraindo fluxos de turistas para estas áreas, motivados não só pelas caraterísticas físicas, mas também pela sua dimensão espiritual. Localizadas em territórios de baixa densidade, as Aldeias Históricas de Portugal consistem num dos melhores exemplos em Portugal, de desenvolvimento regional na ótica da sustentabilidade. Contudo, apesar de ser um tema tão importante atualmente, e que confere longevidade aos destinos, a sua abordagem na perspetiva do turismo consciente é ainda pouco valorizada do ponto de vista da comunidade científica. Objetivo – O estudo debate-se sobre as caraterísticas dos turistas que procuram destinos rurais, os seus comportamentos, bem como a sua consciencialização e perceção acerca dos possíveis impactes que estes poderão causar. Assim, os objetivos gerais são: compreender a perspetiva da experiência turística na região abrangida pelas Aldeias Históricas de Portugal e averiguar a existência de comportamentos conscientes nos destinos rurais. Metodologia – Para responder aos objetivos propostos foi aplicada uma metodologia mista, com recurso ao inquérito por questionário e entrevista semiestruturada. Foram realizadas entrevistas a duas representantes de DMO, a Coordenadora Executiva das Aldeias Históricas de Portugal e a Diretora de Operações Turísticas da Turismo do Centro. O inquérito por questionário foi aplicado a 453 participantes que já tivessem visitado alguma das Aldeias Históricas de Portugal. Os dados obtidos foram analisados com recurso ao programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 25, permitindo testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados – Os resultados comprovam que, as caraterísticas demográficas influenciam a aplicação de práticas conscientes e a perceção acerca do conceito de turismo consciente, as razões que levam a visitar as Aldeias Históricas influenciam a atitude em relação à aquisição de serviços/produtos; existe uma relação entre as motivações da viagem e a existência de comportamentos conscientes no destino. Verifica-se também que as principais razões que levam a visitar as Aldeias Históricas determinam a satisfação global do destino, que os comportamentos assumidos no destino se relacionam com as atividades, e que a atitude consciente contribuirá para a satisfação global do destino. Limitações e implicações – Surgiram limitações no que respeita ao processo de recolha de dados, primeiramente em relação às entrevistas, pois nem todos os entrevistados apresentaram disponibilidade para o agendamento das mesmas. Devido ao facto da área geográfica escolhida se dividir em 12 aldeias diferentes, que pertencem a diversos concelhos, foram sentidas dificuldades na aplicação presencial dos inquéritos e também na generalização dos dados recolhidos, a que acrescem os impedimentos devidos à Covid’19. Implicações práticas – A presente investigação pretende reforçar a importância que a sustentabilidade e o desenvolvimento de práticas e comportamentos conscientes assumem no desenvolvimento regional das áreas rurais que são, por norma, mais fragilizadas. Torna-se importante estender a outros destinos o tema do turismo consciente aliado ao desenvolvimento sustentável, aprofundando a investigação no âmbito do perfil individual e comportamental do turista rural, por forma a adaptar o destino às suas necessidades e expetativas, tendo em conta o limiar em que deixa de ser possível manter o nível de utilização dos recursos renováveis disponíveis. Originalidade/valor – Esta investigação incide sobre os destinos rurais, que nos últimos anos têm sido bastante valorizados do ponto de vista da procura turística e que, com a atual situação da Covid’19, despoletaram um maior interesse por parte dos turistas. Atendendo aos impactes inerentes à atividade turística, é imprescindível o desenvolvimento de estudos que ressalvem a importância da sustentabilidade nestas áreas. Dessa forma, e no sentido de colmatar a escassez de investigação, direcionar essa abordagem para a temática do turismo consciente, permitirá analisar a dimensão ética do turismo, em que o que prevalece é a ação, os comportamentos e a responsabilidade assumida durante a experiência turística.
