Repository logo
 
Publication

Science fair project: O CLIL na educaçã pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOrange, Maria Edite Pais de Oliveira Aires
dc.contributor.advisorCruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
dc.contributor.authorRibeiro, Sílvia Alexandra Martins Dias
dc.date.accessioned2016-08-02T15:01:57Z
dc.date.available2016-08-02T15:01:57Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO ensino bilingue torna-se cada vez mais relevante no contexto Europeu. O Content and Language Integrated Learning (CLIL) apresenta-se como uma metodologia importante como podemos observar no European Profile for Language Teacher Education. Após realizar uma revisão de literatura cujo conteúdo versa sobretudo acerca os princípios orientados pelos preconizadores desta abordagem metodológica, nomeadamente Coyle (2010), Marsh (2010), Mehisto (2008), entre outros, e no sentido de tentarmos aferir a sua viabilidade, realizámos um Projeto de Investigação no qual implementámos esta abordagem pedagógica, ensinando a disciplina de ciências a grupo de alunos do Pré-escolar. Assim, neste estudo de caso, com contornos da metodologia de investigação-ação, tivemos como principal objetivo verificar a aplicabilidade do CLIL na Educação Préescolar. Com a implementação deste projeto, conseguimos perceber que a metodologia CLIL é uma abordagem metodológica eficaz, sendo que, nos permitiu concluir que mesmo na Educação Pré-escolar é possível ensinarmos uma disciplina através de uma segunda língua.pt_PT
dc.description.abstractBilingual teaching has become more and more relevant in the European context. Content and Language Integrated Learning (CLIL) is presented as an important methodology as we can observe in the European Profile for Language Teacher Education. After completing a literature review whose content refers to the oriented principles by the early advocates that support this methodological approach, namely Coyle (2010), Marsh (2010), Mehisto (2008), among others, in order to try to assess its viability, we have applied a Research Project in which we have implemented this methodology, teaching the Science subject to a group of preschool students. Therefore, in this case study, with contours of the investigation-action methodology, we had as our main objective to discover the applicability of CLIL in the Preschool teaching. Throughout this Project we managed to understand that the CLIL methodology is an effective methodological approach, given even in Preschool education it is possible to teach a subject through a second language.pt_PT
dc.identifier.tid201276224
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8474
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino da ciênciapt_PT
dc.subjectMetodologia CLILpt_PT
dc.subjectAprendizagem da LEpt_PT
dc.subjectEnsino precoce de inglêspt_PT
dc.subjectKindergarten educationpt_PT
dc.subjectScience teachingpt_PT
dc.subjectCLIL methodology foreign language learningpt_PT
dc.subjectEarly english learningpt_PT
dc.titleScience fair project: O CLIL na educaçã pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino Precoce de Inglêspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SilviaRibeiro_2016.pdf
Size:
3.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: