Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Raquel Alexandra Ferreira Gonçalves

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.advisorFérias, Ana Rita
dc.contributor.advisorMota, Maria Cândida
dc.contributor.authorGonçalves, Raquel Alexandra Ferreira
dc.date.accessioned2022-07-29T08:45:24Z
dc.date.available2022-07-29T08:45:24Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente documento, inserido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, espelha o percurso formativo vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo, assim, evidenciar o crescimento pessoal e profissional ocorrido, numa perspetiva da construção colaborativa dos saberes profissionais. Apresenta-se, portanto, o processo de construção de identidade profissional, no qual se reflete as competências desenvolvidas e as aprendizagens vivenciadas e alcançadas, integrando e construindo saberes experienciais e compreendendo uma reflexão crítica e contextualizada numa melhoria contínua do perfil profissional. Este processo formativo permitiu reunir os referenciais teóricos e legais compreendidos ao longo do estudo académico, mobilizando conhecimentos teóricos, científicos e pedagógicos, o que possibilitou a realização de práticas fundamentadas e reflexões críticas no processo de ensino e de aprendizagem das crianças e da própria díade, como o facto de valorizarem as suas diferenças e particularidades criando momentos de aprendizagens significativas para o crescimento dessas competências. O saber da praxis foi enriquecido sobretudo pelo trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais. Assim, as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, numa sequência de observação, planificação, ação e reflexão, e o modelo socioconstrutivista, base da construção social do conhecimento profissional, contribuirão para o desenvolvimento de um perfil docente indagador e reflexivo, no qual se articulou a os fundamentos teóricos com a prática. Além disso, importa destacar o perfil duplo do docente, devendo, este, consciencializar e refletir acerca dos parâmetros educativos (Oliveira & Formosinho, 2016).pt_PT
dc.description.abstractThis document, which is part of the Supervised Educational Practice Curricular Unit, reflects the formative journey experienced in the contexts of Pre-school Education and Primary School, and intends to highlight the personal and professional growth that occurred, from the perspective of the collaborative construction of professional knowledge. Therefore, the process of building professional identity is presented, in which the skills developed and the learning experienced and achieved are reflected, integrating and building experience knowledge and comprising a critical and contextualized reflection on a continuous improvement of the professional profile. This formative process allowed us to bring together the theoretical and legal references understood throughout the academic study, mobilizing theoretical, scientific, and pedagogical knowledge, which enabled us to carry out well-founded practices and critical reflections in the teaching and learning process of the children and the dyad itself, such as valuing their differences and particularities by creating significant learning moments for the growth of these skills. The knowledge of praxis was mainly improved by the collaborative work developed between the dyad, the cooperating teachers, the children and the institutional supervisors. In this way, the stages of the Action-Research Methodology, in a sequence of observation, planning, action and reflection, and the socioconstructivist model, the basis for the social construction of professional knowledge, will contribute to the development of an inquiring and reflective teacher profile, in which the theoretical foundations were articulated with practice. In addition, it is important to emphasize the dual profile of the teacher, who should be aware of and reflect on the educational parameters (Oliveira & Formosinho, 2016).pt_PT
dc.identifier.tid203090497
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20740
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDocentept_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.subjectAction-research methodologypt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Raquel Alexandra Ferreira Gonçalvespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Raquel Gonçalves_2022.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: