Repository logo
 
Publication

Da produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, José António
dc.contributor.authorMachado, Célia da Conceição Martins
dc.date.accessioned2022-02-02T15:24:50Z
dc.date.available2022-02-02T15:24:50Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada e em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, debruça-se sobre a problemática da criação de novas palavras. Com este estudo pretende-se saber se o desenvolvimento da criatividade linguística contribui para promover o gosto pela escrita e deste modo influenciar a competência compositiva dos alunos. O presente trabalho seguiu uma metodologia de investigação-ação, tendo sido colocado aos alunos, dos diferentes ciclos, o desafio de criarem palavras e desenvolverem a escrita fazendo uso dessas novas palavras. Para o efeito, e durante o ano de estágio, existiu espaço para a exploração de contos com a referência a novas palavras criadas pelo seu autor. Mais do que uma exposição escrita, o relatório pretende dar a conhecer o trabalho realizado com os alunos das turmas 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e as reflexões sobre a prática de ensino realizadas pela formanda durante todo o percurso da Prática de Ensino Supervisionada. Reflexões essas que permitiram não só o aprofundamento sobre o que significa ser professor nos dias de hoje, bem como perceber o entusiasmo gerado nos aprendentes quanto têm pela frente a possibilidade de criar algo novo.pt_PT
dc.description.abstractThis report, written within the curricular unit Supervised Teaching Practice and according to the study plan of the Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, is a research about the problematics on the creation of new words. This study`s purpose is to know how far the development of linguistics creativity promotes the pleasure of writing and, in this way, has it got any influence on students writing skills. During the investigation process the followed method challenged students, of both levels, to create words and develop writing using those new words. To achieve this goal, along the internship year, tales including new words created by its author were explored with students. More than explaining, this report wishes to present the work made with students of basic education level as well as the trainee`s reflections about the teaching practice along all internship year. This reflections allowed to understand the meaning of beeing a Teacher nowadays, as well as perceiving the raising enthusiasm on learners when they face the possibility of a new creation.pt_PT
dc.identifier.tid202929418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19748
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectCriação de novas palavraspt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectInterventionpt_PT
dc.subjectNew word creationpt_PT
dc.titleDa produtividade morfológica à criatividade linguística - um percurso formativo de magiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_Célia Machado_2021.pdf
Size:
5.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission