Repository logo
 
Publication

Avaliação do desempenho docente

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorReis, Jorge
dc.contributor.authorCosta, Natacha Daniela Santos
dc.date.accessioned2016-12-20T18:06:58Z
dc.date.available2016-12-20T18:06:58Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo melhorar as práticas educativas numa instituição de ensino particular e cooperativo, ou seja, aperfeiçoar o desempenho da instituição e ao mesmo tempo o desempenho de cada docente que nela trabalha. O tema do projeto centrou-se na avaliação do desempenho docente, mais concretamente no problema da inexistência de um sistema formal de avaliação do desempenho docente. Assim, desenvolveu-se um quadro teórico e legal atualizado com vista a realização de um estudo empírico bem fundamentado. Sem dúvida que a observação cuidada, análise, flexibilidade, crítica, reflexão e abertura à mudança é imprescindível para delinear um plano de ação que resolva o problema existente na instituição quer a curto, como a médio e a longo prazo. Só assim cada docente pode dar resposta à missão educativa que diariamente se propõe alcançar. Só quando é estabelecida uma verdadeira cultura de avaliação nas escolas, onde todos os membros são informados, participam e melhoram, é possível promover a qualidade educativa do serviço prestado e ter profissionais que se sentem realizados, valorizados e recompensados pelo seu trabalho, esforço e empenho.pt_PT
dc.description.abstractThis work has as principal goal the improvement of educational practices in a private and cooperative educational institution, ie, improving institution's performance, while increases the performance of each teacher who works in it. The theme of the project focused on the evaluation of teaching performance, in particular, on the problem of formal system lack for teacher performance assessment. Thereby, a upgraded theoretical and legal framework was developed in order to prepare an empirical well founded study. No doubt that careful observation, analysis, flexibility, critical thinking and openness to change is essential to outline a plan of action to solve the problem existing in the institution both on short, on medium and long term. Only this way each teacher can give the answer to the educational mission that aims to achieve daily. Barely when a true culture of assessment is established on schools, where all members are informed, participate and improve, is possible to promote educational quality of the service provided and to have professionals who feel valued and rewarded for their work, effort and commitment.pt_PT
dc.identifier.tid202765512
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8915
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.titleAvaliação do desempenho docentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_NatachaCosta_2013.pdf
Size:
449.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: