Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorOliveira, Hélia Raquel dos Santos Martins de
dc.date.accessioned2024-03-05T14:48:36Z
dc.date.available2024-03-05T14:48:36Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, traduz o processo de formação inicial, promotor da construção de uma identidade profissional, nos contextos de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O percurso formativo descrito no presente relatório articula os conhecimentos científicos, práticos e criativos com as diversas vivências experienciadas, sustentado numa postura reflexiva e crítica, potencializando a construção da identidade profissional, de perfil duplo, da docente estagiária. As práticas educativas, apoiadas num trabalho colaborativo, no qual foram partilhadas ideias, opiniões e saberes entre a díade, apoiaram-se em pressupostos teóricos, que definem o papel do/a docente como investigador/a, sobre as práticas educativas, de forma sistemática, através do processo cíclico e dinâmico da Metodologia de Investigação-Ação. A Metodologia de Trabalho de Projeto foi igualmente privilegiada no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, sendo que foram desenvolvidos projetos que surgiram dos interesses e motivações das crianças, nos quais foi perspetivado o desenvolvimento de capacidades, valores e atitudes, através de experiências pedagógicas articuladas e sequenciais. Evidencia-se ainda que, nos projetos desenvolvidos, foram envolvidas as diferentes áreas de conteúdos de forma transversal, nos quais se pretendeu promover a autonomia, a responsabilidade, a colaboração, o respeito e o pensamento critico, através de interações democráticas e integradoras.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report, written within the scope of the curricular unit Supervised Educational Practice, included in the study plan of the Master's Degree program in Preschool Education and Basic School Teaching, reflects the process of initial formation, promoter of the construction of a professional identity, in the contexts of Pre-school Education and Basic School Teaching. The formative journey described in this report articulates the scientific, practical, and creative knowledge with the various experiences, sustained by a reflective and critical attitude, enhancing the construction of the professional identity of the trainee teacher, with a dual profile. The educational practices, supported by collaborative work, in which ideas, opinions, and knowledge were shared between the dyad, were based on theoretical assumptions that define the role of the teacher as an investigator of educational practices, systematically, through the cyclical and dynamic process of the Action Research Methodology. The Project Work Methodology was also privileged during the Supervised Educational Practice, and were developed projects that arose from the children's interests and motivations, in which the development of skills, values, and attitudes through articulated and sequential pedagogical experiences was envisaged. It is also noteworthy that, in the developed projects, the different content areas were involved in a transversal way, in which we intended to promote autonomy, responsibility, collaboration, respect, and critical thinking, through democratic and integrative interactions.pt_PT
dc.identifier.tid203544900
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25130
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectMetodologia de Trabalho de Projetopt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectProject work methodologypt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Hélia Oliveira_2022.pdf
Size:
915.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: