Repository logo
 
Publication

A participação das crianças/jovens nos centros de Acolhimento Residencial

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDelgado, Paulo
dc.contributor.authorSilva, Anabela Madanços da
dc.date.accessioned2019-12-03T12:51:31Z
dc.date.available2019-12-03T12:51:31Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar e refletir sobre a participação que as crianças têm num centro de acolhimento. Na revisão teórica, procura-se definir conceito de participação, as fases a ele associadas e os seus princípios. Ressalva-se ainda a importância da participação da criança, para assegurar o seu desenvolvimento integral. Nesse seguimento, faz-se uma breve abordagem à promoção e proteção das crianças, ao sistema de acolhimento residencial e à participação neste contexto específico. A investigação empírica foi realizada num centro de acolhimento, onde se procuraram determinar as perceções dos elementos da equipa técnica, da equipa educativa e das crianças. A partir dos resultados da investigação, constrói-se uma linha orientadora para elaborar um plano de ação para o centro de acolhimento em causa, definindo-se um conjunto de atividades para promover a participação das crianças no centro de acolhimento. Em suma, a realização deste trabalho procura assinalar e promover a participação nas instituições sociais, pois só desta forma é que possível melhorar o funcionamento da instituição e o desenvolvimento social e pessoal das crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis work aims to identify and reflect on the participation that children have in a care center. In the theoretical review, we seek to define the concept of participation, the phases associated with it and its principles. The importance of children's participation is also stressed to ensure their integral development. Following this, a brief approach is given to the promotion and protection of children, the residential care system and participation in this specific context. The empirical research was carried out in a care center, where the aim was to determine the perceptions of the staff, the educational team and the children. From the results of the research, a guideline is built to draw up an action plan for the host center concerned, defining a set of activities to promote the participation of children in the care center. In short, this work seeks to signal and promote participation in social institutions. Only in this way is it possible to improve the functioning of the institution and the social and personal development of children.pt_PT
dc.identifier.tid202339998
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15000
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectEmpoderamentopt_PT
dc.subjectResponsabilidadept_PT
dc.subjectResponsabilidadept_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectEmpowermentpt_PT
dc.subjectResponsibilitypt_PT
dc.titleA participação das crianças/jovens nos centros de Acolhimento Residencialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnabelaSilva_2019.pdf
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: