Repository logo
 
Publication

O uso do escape room educativo para a aprendizagem de português: uma experiência pedagógica com uma turma do 2.º CEB

dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.date.accessioned2024-09-10T13:36:01Z
dc.date.available2024-09-10T13:36:01Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractÉ uma realidade incontornável que as formas de aprender a aprender alteraram-se profundamente e o professor deve acompanhar essas transformações. Este artigo surge no âmbito do desenvolvimento de uma prática educativa da autora aquando da lecionação de uma aula de Português, no qual foi utilizada a metodologia ativa da Gamificação, numa abordagem de Escape Room Educativo (ERE), com recurso à plataforma digital Genially, em que os alunos tiveram a oportunidade de ter um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Trata-se de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de um agrupamento de escolas do concelho do Porto. Neste sentido, após a sua implementação procedeu-se à aplicação de um questionário na aplicação digital Mentimeter para compreender o impacto e perceções dos alunos sobre o uso desta abordagem pedagógica para a aprendizagem de conteúdos gramaticais da disciplina de Português. Para a análise dos dados qualitativos utilizou as técnicas de análise de conteúdo e para os dados quantitativos a estatística descritiva. Os resultados permitem averiguar que o uso do ERE não apenas desafia os participantes cognitivamente, mas também envolve e desenvolve aspetos socioemocionais que os preparam para os desafios complexos que os rodeiam.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGraça, V. (2024). O uso do escape room educativo para a aprendizagem de Português: uma experiência pedagógica com uma turma do 2.º CEB. RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning, 7 (2): e202422, 1-15. https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202422pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202422pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25965
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEscape room educativopt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectGeniallypt_PT
dc.subject2.º CEBpt_PT
dc.titleO uso do escape room educativo para a aprendizagem de português: uma experiência pedagógica com uma turma do 2.º CEBpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage15pt_PT
oaire.citation.issue7pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameDias Graça
person.givenNameVânia Gabriela
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df

Files