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O uso do escape room educativo para a aprendizagem de português: uma experiência pedagógica com uma turma do 2.º CEB
dc.contributor.author | Graça, Vânia | |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T13:36:01Z | |
dc.date.available | 2024-09-10T13:36:01Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | É uma realidade incontornável que as formas de aprender a aprender alteraram-se profundamente e o professor deve acompanhar essas transformações. Este artigo surge no âmbito do desenvolvimento de uma prática educativa da autora aquando da lecionação de uma aula de Português, no qual foi utilizada a metodologia ativa da Gamificação, numa abordagem de Escape Room Educativo (ERE), com recurso à plataforma digital Genially, em que os alunos tiveram a oportunidade de ter um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Trata-se de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de um agrupamento de escolas do concelho do Porto. Neste sentido, após a sua implementação procedeu-se à aplicação de um questionário na aplicação digital Mentimeter para compreender o impacto e perceções dos alunos sobre o uso desta abordagem pedagógica para a aprendizagem de conteúdos gramaticais da disciplina de Português. Para a análise dos dados qualitativos utilizou as técnicas de análise de conteúdo e para os dados quantitativos a estatística descritiva. Os resultados permitem averiguar que o uso do ERE não apenas desafia os participantes cognitivamente, mas também envolve e desenvolve aspetos socioemocionais que os preparam para os desafios complexos que os rodeiam. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Graça, V. (2024). O uso do escape room educativo para a aprendizagem de Português: uma experiência pedagógica com uma turma do 2.º CEB. RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning, 7 (2): e202422, 1-15. https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202422 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202422 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25965 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Escape room educativo | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Genially | pt_PT |
dc.subject | 2.º CEB | pt_PT |
dc.title | O uso do escape room educativo para a aprendizagem de português: uma experiência pedagógica com uma turma do 2.º CEB | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 15 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 7 | pt_PT |
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oaire.citation.title | RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
person.familyName | Dias Graça | |
person.givenName | Vânia Gabriela | |
person.identifier.ciencia-id | 471C-80B5-4DB0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7000-7211 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df | |
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