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Validação de modelo de mobiliário ajustável às crianças do 1º ciclo do ensino básico e análise comparativa ao mobiliário tradicional

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Abstract(s)

As crianças que frequentam o primeiro ciclo ensino básico despendem maior parte do seu dia na sala de aula, na posição sentada, a aprender os conteúdos aí lecionados. É nesta fase que começam a adotar posturas erradas devido à incompatibilidade do mobiliário com as suas medidas antropométricas. A utilização de mobiliário adequado aos seus utilizadores um fator muito relevante, uma vez que os bons hábitos posturais devem ser adquiridos em idade precoce. O presente estudo pretende validar um modelo de mobiliário ajustável, proposto por (Gonçalves, 2012) e comparar as posturas adotadas pelas crianças utilizando o mobiliário ajustável e o mobiliário tradicionalmente utilizado. Foram observados 59 alunos (33 do sexo masculino e 26 do sexo feminino), pertencentes ao 1º ciclo do ensino básico. A idade dos alunos observados encontra-se compreendida entre os 5 e 9 anos. Para a observação dos alunos foi elaborada uma checklist com base nos princípios fundamentais a serem observados na postura sentada. Quanto aos resultados, estes foram analisados agrupando os dados obtidos por turma, para se avaliar a necessidade de existir mais do que um tamanho de mobiliário fixo para equipar uma sala de aula e agrupados por nível de ajustamento para se validar as medidas propostas para os protótipos. Com este estudo, verificou-se que as crianças preferiam o mobiliário ajustável ao mobiliário tradicional, afirmando sentir maior conforto (66%). Particularmente para o nível de ajustamento 3, os alunos cuja estatura fosse superior a 137cm, a cadeira do tamanho 3 era adequada, mas para a mesa, era necessário o tamanho 4. Confirma-se assim que as salas de aula tradicionais, com mobiliário de dimensões fixas, não são compatíveis com a variabilidade antropométrica das crianças de uma determinada faixa etária. Só o mobiliário ajustável permitirá acomodar de forma correta as crianças.
Children in elementary school spend most of the time of the day in classroom, in a sitting position, doing their school tasks. In that stage, it is the best time to teach them the concept of “good posture”. Unfortunately, school furniture dimensions are not compatible with anthropometric characteristics of their users and it causes discomfort. Since good posture habits should be acquired at an early age, the present study intends to validate an adjustable furniture model proposed by Gonçalves (2012) and compare it with the traditionally furniture used in schools. Fifty-nine students (33 males and 26 females) belonging to primary education were observed. The age of the students varied between 5 and 9 years old. Before students observation, it was elaborated a checklist based on the fundamental principles to be observed in the sitting posture. Results were analyzed grouping data by class, to evaluate the need of more than one size of furniture to equip a classroom and grouped by level of adjustment to validate the proposed measures for the prototypes. With this study, it was verified that the children preferred the adjustable furniture traditional furniture, affirming to be more comfortable (66%). Particularly for level of adjustment 3, students whose height was higher than 137cm, the chair of size 3 was adequate, but for the table, size 4 was required. Finally, it has been confirmed that is necessary more than one furniture size to equip a classroom to properly accommodate the children in the classroom, only adjustable furniture can do that.

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Ergonomia Mobiliário Ergonómico Crianças Ergonomic Ergonomic Furniture Children

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