Publication
Aprendizagem da matemática através de e-conteúdos: um estudo de caso
dc.contributor.author | Ferreira, Fernanda | |
dc.contributor.author | Soares, Filomena Baptista | |
dc.contributor.author | Lopes, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Nunes, Paula | |
dc.date.accessioned | 2020-01-30T09:33:27Z | |
dc.date.available | 2020-01-30T09:33:27Z | |
dc.date.issued | 2019-11 | |
dc.description.abstract | Apesar de todos os cursos de licenciatura da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Politécnico do Porto (P.PORTO) possuírem o termo Gestão nas suas designações, as áreas do Ensino Secundário admitidas para a entrada nestes cursos são as mais variadas, indo de Ciências e Tecnologias às Artes e Humanidades. Verifica-se, assim, que as competências dos estudantes são muito heterogéneas e essa heterogeneidade apresenta um impacto significativo, complexo e contraproducente, quando se trabalham temas específicos relacionados com a Matemática e com o raciocínio lógico-dedutivo que esta ciência envolve e desenvolve. Neste trabalho, descreve-se sucintamente o processo de entrada no Sistema de Ensino Superior Português, em particular na ESHT do P.PORTO, bem como os objetivos gerais e específicos e competências esperadas da unidade curricular de Métodos Quantitativos (MQ). Apresentam-se, seguidamente, os diferentes recursos desenvolvidos especificamente para a unidade curricular de MQ, do 1º semestre do 1º ano curricular (um curso de Matemática Elementar para Gestão), disponibilizados através da plataforma Moodle institucional, e a forma de interação pretendida e planeada. Seguidamente, analisa-se o impacto da utilização dos vários recursos e e-conteúdos, e a existência (ou não) de diferentes resultados (impacto da metodologia desenvolvida) em função das áreas de estudo dos estudantes, tendo como base a avaliação e os resultados de aprendizagem. Para concluir, apresentam-se os resultados da avaliação como ferramenta de apoio à aprendizagem, realizada pelos estudantes, cruzando-se estes resultados com o sucesso dos estudantes nesta unidade curricular. Esta análise sugere que a metodologia utilizada neste estudo poderia contribuir para melhorar o desempenho de aprendizagem dos estudantes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8688-94-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15418 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Politema | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de ensino e aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Recursos educacionais abertos | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem da matemática através de e-conteúdos: um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 71 | pt_PT |
person.familyName | da Silva Pereira Baptista Soares | |
person.familyName | Lopes | |
person.familyName | da Silva Leite de Sousa Nunes | |
person.givenName | Filomena Maria | |
person.givenName | Ana Paula | |
person.givenName | Maria Paula | |
person.identifier | 1583506 | |
person.identifier.ciencia-id | 661E-1FDB-58FB | |
person.identifier.ciencia-id | 8B17-B2C1-6036 | |
person.identifier.ciencia-id | B314-DE6D-8910 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5203-9458 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1603-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3578-8793 | |
person.identifier.rid | AAA-2487-2020 | |
person.identifier.rid | S-8594-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57722207300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57194875571 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | eb9d5b71-fe8b-4e5e-b9b5-eaf22a33e806 | |
relation.isAuthorOfPublication | 484b873a-dabe-4a06-9edf-2a5b8354ede7 | |
relation.isAuthorOfPublication | 3740311f-eb43-4faa-9bc5-2bf14ce9bb4b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3740311f-eb43-4faa-9bc5-2bf14ce9bb4b |