Repository logo
 
Publication

Aprendizagem da matemática através de e-conteúdos: um estudo de caso

dc.contributor.authorFerreira, Fernanda
dc.contributor.authorSoares, Filomena Baptista
dc.contributor.authorLopes, Ana Paula
dc.contributor.authorNunes, Paula
dc.date.accessioned2020-01-30T09:33:27Z
dc.date.available2020-01-30T09:33:27Z
dc.date.issued2019-11
dc.description.abstractApesar de todos os cursos de licenciatura da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Politécnico do Porto (P.PORTO) possuírem o termo Gestão nas suas designações, as áreas do Ensino Secundário admitidas para a entrada nestes cursos são as mais variadas, indo de Ciências e Tecnologias às Artes e Humanidades. Verifica-se, assim, que as competências dos estudantes são muito heterogéneas e essa heterogeneidade apresenta um impacto significativo, complexo e contraproducente, quando se trabalham temas específicos relacionados com a Matemática e com o raciocínio lógico-dedutivo que esta ciência envolve e desenvolve. Neste trabalho, descreve-se sucintamente o processo de entrada no Sistema de Ensino Superior Português, em particular na ESHT do P.PORTO, bem como os objetivos gerais e específicos e competências esperadas da unidade curricular de Métodos Quantitativos (MQ). Apresentam-se, seguidamente, os diferentes recursos desenvolvidos especificamente para a unidade curricular de MQ, do 1º semestre do 1º ano curricular (um curso de Matemática Elementar para Gestão), disponibilizados através da plataforma Moodle institucional, e a forma de interação pretendida e planeada. Seguidamente, analisa-se o impacto da utilização dos vários recursos e e-conteúdos, e a existência (ou não) de diferentes resultados (impacto da metodologia desenvolvida) em função das áreas de estudo dos estudantes, tendo como base a avaliação e os resultados de aprendizagem. Para concluir, apresentam-se os resultados da avaliação como ferramenta de apoio à aprendizagem, realizada pelos estudantes, cruzando-se estes resultados com o sucesso dos estudantes nesta unidade curricular. Esta análise sugere que a metodologia utilizada neste estudo poderia contribuir para melhorar o desempenho de aprendizagem dos estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8688-94-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15418
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPolitemapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectEstratégias de ensino e aprendizagempt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.titleAprendizagem da matemática através de e-conteúdos: um estudo de casopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.startPage71pt_PT
person.familyNameda Silva Pereira Baptista Soares
person.familyNameLopes
person.familyNameda Silva Leite de Sousa Nunes
person.givenNameFilomena Maria
person.givenNameAna Paula
person.givenNameMaria Paula
person.identifier1583506
person.identifier.ciencia-id661E-1FDB-58FB
person.identifier.ciencia-id8B17-B2C1-6036
person.identifier.ciencia-idB314-DE6D-8910
person.identifier.orcid0000-0001-5203-9458
person.identifier.orcid0000-0003-1603-6959
person.identifier.orcid0000-0003-3578-8793
person.identifier.ridAAA-2487-2020
person.identifier.ridS-8594-2016
person.identifier.scopus-author-id57722207300
person.identifier.scopus-author-id57194875571
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationeb9d5b71-fe8b-4e5e-b9b5-eaf22a33e806
relation.isAuthorOfPublication484b873a-dabe-4a06-9edf-2a5b8354ede7
relation.isAuthorOfPublication3740311f-eb43-4faa-9bc5-2bf14ce9bb4b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3740311f-eb43-4faa-9bc5-2bf14ce9bb4b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
45_livroResumosFinal2_Forum IPP.pdf
Size:
3.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: