Publication
A interacção oral na sala de aula como desafio ao professor de Língua Estrangeira
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica: Humanidades: Línguas e Literaturas | pt_PT |
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica: Ciências Sociais: Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Canha, Manuel Bernardo Queiroz | |
dc.contributor.author | Santos, Cátia Cardoso Lopes dos | |
dc.date.accessioned | 2016-02-15T17:16:12Z | |
dc.date.available | 2016-02-15T17:16:12Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio de Prática Educativa I, II e III, do curso de 2.º ciclo do Mestrado em Ensino do Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação. Ao longo deste relatório reflicto sobre as minhas práticas, incidindo em dois aspectos basilares para a realização deste trabalho: o modo como se processam as estratégias que concorrem para que seja possível promover a interacção oral dos alunos em sala de aula, e consequente desenvolvimento da sua competência comunicativa em língua estrangeira; e a forma como planifiquei actividades assentes em recursos diversificados, nomeadamente, jogos, histórias, flashcards, vídeo, roleplay, canções e debate. De forma a documentar as minhas reflexões, faço uma análise a algumas planificações de aulas em que utilizei os recursos mencionados, incluindo algumas imagens ilustrativas desses momentos. Concluo o relatório tecendo algumas considerações finais sobre o percurso que tracei na qualidade de aluna deste mestrado e de futura professora, reflectindo sobre alguns aspectos que considero relevantes na construção da profissionalidade docente. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report was developed in the context of the Educational Practice I, II and III training of the 2nd cycle Master’s degree – Master in English and French or Spanish Teaching in Basic Education of the ESE School of Education. Throughout this report I reflect on my practices, focusing on two key aspects for the fulfillment of this work: how strategies are carried out in order to allow the promotion of the students’ oral interaction in the classroom, and consequent development of their communicative competence in foreign language; and the way I planned the activities supported in diversified resources, namely games, stories, flashcards, video, roleplay, songs and debate. In order to document my reflections, I carry out an analysis to several lesson plans where I used the mentioned resources. In this analysis I include some images to better illustrate those moments. I finish this report by weaving some final considerations regarding my path as a student of this master’s program, as well as a future teacher, reflecting on some aspects relevant to the development of the teaching profession. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201038137 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/7669 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Estratégias | |
dc.subject | Aprendizagem | |
dc.subject | Interacção oral | |
dc.subject | Motivação | |
dc.subject | Planificação de aula | |
dc.subject | Strategies | |
dc.subject | Learning | |
dc.subject | Spoken interaction | |
dc.subject | Motivation | |
dc.subject | Lesson planning | |
dc.title | A interacção oral na sala de aula como desafio ao professor de Língua Estrangeira | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico |