Repository logo
 
Publication

A interacção oral na sala de aula como desafio ao professor de Língua Estrangeira

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica: Humanidades: Línguas e Literaturaspt_PT
datacite.subject.fosDomínio/Área Científica: Ciências Sociais: Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanha, Manuel Bernardo Queiroz
dc.contributor.authorSantos, Cátia Cardoso Lopes dos
dc.date.accessioned2016-02-15T17:16:12Z
dc.date.available2016-02-15T17:16:12Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio de Prática Educativa I, II e III, do curso de 2.º ciclo do Mestrado em Ensino do Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação. Ao longo deste relatório reflicto sobre as minhas práticas, incidindo em dois aspectos basilares para a realização deste trabalho: o modo como se processam as estratégias que concorrem para que seja possível promover a interacção oral dos alunos em sala de aula, e consequente desenvolvimento da sua competência comunicativa em língua estrangeira; e a forma como planifiquei actividades assentes em recursos diversificados, nomeadamente, jogos, histórias, flashcards, vídeo, roleplay, canções e debate. De forma a documentar as minhas reflexões, faço uma análise a algumas planificações de aulas em que utilizei os recursos mencionados, incluindo algumas imagens ilustrativas desses momentos. Concluo o relatório tecendo algumas considerações finais sobre o percurso que tracei na qualidade de aluna deste mestrado e de futura professora, reflectindo sobre alguns aspectos que considero relevantes na construção da profissionalidade docente.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed in the context of the Educational Practice I, II and III training of the 2nd cycle Master’s degree – Master in English and French or Spanish Teaching in Basic Education of the ESE School of Education. Throughout this report I reflect on my practices, focusing on two key aspects for the fulfillment of this work: how strategies are carried out in order to allow the promotion of the students’ oral interaction in the classroom, and consequent development of their communicative competence in foreign language; and the way I planned the activities supported in diversified resources, namely games, stories, flashcards, video, roleplay, songs and debate. In order to document my reflections, I carry out an analysis to several lesson plans where I used the mentioned resources. In this analysis I include some images to better illustrate those moments. I finish this report by weaving some final considerations regarding my path as a student of this master’s program, as well as a future teacher, reflecting on some aspects relevant to the development of the teaching profession.pt_PT
dc.identifier.tid201038137
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7669
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEstratégias
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectInteracção oral
dc.subjectMotivação
dc.subjectPlanificação de aula
dc.subjectStrategies
dc.subjectLearning
dc.subjectSpoken interaction
dc.subjectMotivation
dc.subjectLesson planning
dc.titleA interacção oral na sala de aula como desafio ao professor de Língua Estrangeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CatiaSantos_2015.pdf
Size:
4.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: