Publication
Relatório de Estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barbot, António | |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Isabel Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T11:24:47Z | |
dc.date.available | 2017-11-20T11:24:47Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende evidenciar o percurso de formação pessoal e profissional realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada e tem como finalidade a obtenção de habilitação para a docência. Este documento comporta, inicialmente, uma abordagem teórica e legal que sustentou todo o percurso retratado ao longo do mesmo, explorando algumas temáticas relacionadas com a profissionalização docente, com a construção do perfil do professor e com a importância que a investigação e a reflexão representam para o sucesso das práticas educativas. Procede-se também à descrição das experiências vividas pela mestranda ao longo da prática educativa, acompanhada de uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. São também caracterizados os contextos onde a prática se desenvolveu, uma vez que foram as características e especificidades que orientaram e definiram todas as opções tomadas ao longo o percurso da mestranda. Destaca-se, por último, a componente de carácter investigativo que integra este relatório e que diz respeito ao projeto desenvolvido e implementado pela formanda denominado Trabalho experimental utilizando a plataforma Arduino: medição da intensidade do som na escola. Este projeto, relacionado com as Ciências Naturais, foi desenvolvido com uma turma de 1.º CEB e procurou aliar as Tecnologias da Informação e Comunicação ao trabalho experimental, promovendo o desenvolvimento da literacia científica e de aprendizagens significativas associado igualmente ao desenvolvimento de competências relacionadas com a era digital em que vivem. Este relatório é o reflexo de um conjunto de dinâmicas que contribuíram para a construção da identidade docente e que representam o passaporte para o futuro enquanto professora. | pt_PT |
dc.description.abstract | The Internship Report, carried out within the scope of the Master’s Degree in Teaching in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, aims to highlight the course of personal and professional formation carried out throughout the Supervised Educational Practice and aims to obtain qualification for teaching. This document initially includes a theoretical and legal approach that supported the entire course portrayed along the same, exploring some themes related to teacher professionalization, the construction of the teacher profile and the importance that research and reflection represent for the success of educational practices. The experiences of the teacher during the educational practice are described, accompanied by a critical and reflexive analysis on the same. The contexts where the practice was developed are also characterized, since they were the characteristics and specificities that guided and defined all the options taken along the course of the master’s student. Finally, it is highlighted the investigative component that integrates this report and that concerns the project developed and implemented by the master’s student called Experimental work using the Arduino platform: measurement of the sound intensity in the school. This project, related to the Natural Sciences, was developed with a class from the 1st Cycle of Basic Education and sought to combine Information and Communication Technologies with experimental work, promoting the development of scientific literacy and significant learning associated with the development of skills related to the digital age in which they live. This report is the reflection of a set of dynamics that contributed to the construction of the teaching identity and that represent the passport to the future as a teacher. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201761661 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10458 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática educativa supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Supervised educational practice | pt_PT |
dc.subject | Action-research | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.subject | Teaching and learning | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio | pt_PT |
dc.title.alternative | O passaporte para o futuro | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |