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Influência da educação musical avançada na discriminação auditiva com ruído competitivo

dc.contributor.authorTomé, David
dc.contributor.authorPereira, Ilídio
dc.contributor.authorDias, Ana Elisa
dc.date.accessioned2021-12-07T12:00:34Z
dc.date.available2021-12-07T12:00:34Z
dc.date.issued2020-06
dc.description.abstractA organização neuronal para a música e linguagem tem sido alvo de inúmeras discussões nas áreas de audiologia, neurociência e arte musical. Vários estudos têm procurado investigar a influência da prática musical na discriminação da fala com ruído competitivo. Averiguar se a prática musical frequente promove uma melhoria significativa na capacidade de discriminação tonal e vocal em ambientes ruidosos. Material e métodos: 15 estudantes de música com prática instrumental (GE) e 15 não-estudantes de música (GC) realizaram medições audiológicas de discriminação de tons puros e de fala com ruído competitivo. Todos os participantes foram submetidos a um teste de discriminação de tons puros, o teste de mudanças de limiar determinado modificado (TMLDm), e outro de discriminação de fala (TMLDm vocal), ambos na presença de ruído competitivo. Todos os participantes eram normouvintes e tinham idades entre os 16 e os 33 anos (GE, M=19.1 anos, DP=4.2; GC, M=20.1, DP=5.4). O GE superou significativamente o GC em ambos os testes (valor p < 0.05). Tanto no ouvido direito como no esquerdo no TMLDm tonal o GE obteve uma média da relação sinal-ruído de -5 dB. No TMLDm vocal, os participantes do GC erraram em média a repetição de 8 palavras perante a média de 1 falha do GE. Os resultados sugerem que a prática musical pode melhorar o desempenho na discriminação da palavra em ruído competitivo, o que permite igualmente antever um melhor processamento auditivo central.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTomé, D., Pereira, I. ., & Dias, A. E. (2020). Influência da educação musical avançada na discriminação auditiva com ruído competitivo. RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 2(1), 13–18. https://doi.org/10.51126/revsalus.v2i1.40pt_PT
dc.identifier.doi10.51126/revsalus.v2i1.40pt_PT
dc.identifier.ismn2184-836X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19019
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRACS pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revsalus.racslusofonia.org/ojsrevsalus/index.php/RevSALUS/article/view/40pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática musicalpt_PT
dc.subjectPseudo palavraspt_PT
dc.subjectRuídopt_PT
dc.subjectDiscriminaçãopt_PT
dc.subjectProcessamento auditivopt_PT
dc.titleInfluência da educação musical avançada na discriminação auditiva com ruído competitivopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.startPage13pt_PT
oaire.citation.titleRevSALUSpt_PT
person.familyNameTomé
person.givenNameDavid
person.identifier472686
person.identifier.ciencia-id5F12-B2B1-B40B
person.identifier.orcid0000-0002-1824-1019
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione787e2b5-3ea1-4ca0-8a70-576058d54f8e
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