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Influência da educação musical avançada na discriminação auditiva com ruído competitivo
dc.contributor.author | Tomé, David | |
dc.contributor.author | Pereira, Ilídio | |
dc.contributor.author | Dias, Ana Elisa | |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T12:00:34Z | |
dc.date.available | 2021-12-07T12:00:34Z | |
dc.date.issued | 2020-06 | |
dc.description.abstract | A organização neuronal para a música e linguagem tem sido alvo de inúmeras discussões nas áreas de audiologia, neurociência e arte musical. Vários estudos têm procurado investigar a influência da prática musical na discriminação da fala com ruído competitivo. Averiguar se a prática musical frequente promove uma melhoria significativa na capacidade de discriminação tonal e vocal em ambientes ruidosos. Material e métodos: 15 estudantes de música com prática instrumental (GE) e 15 não-estudantes de música (GC) realizaram medições audiológicas de discriminação de tons puros e de fala com ruído competitivo. Todos os participantes foram submetidos a um teste de discriminação de tons puros, o teste de mudanças de limiar determinado modificado (TMLDm), e outro de discriminação de fala (TMLDm vocal), ambos na presença de ruído competitivo. Todos os participantes eram normouvintes e tinham idades entre os 16 e os 33 anos (GE, M=19.1 anos, DP=4.2; GC, M=20.1, DP=5.4). O GE superou significativamente o GC em ambos os testes (valor p < 0.05). Tanto no ouvido direito como no esquerdo no TMLDm tonal o GE obteve uma média da relação sinal-ruído de -5 dB. No TMLDm vocal, os participantes do GC erraram em média a repetição de 8 palavras perante a média de 1 falha do GE. Os resultados sugerem que a prática musical pode melhorar o desempenho na discriminação da palavra em ruído competitivo, o que permite igualmente antever um melhor processamento auditivo central. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Tomé, D., Pereira, I. ., & Dias, A. E. (2020). Influência da educação musical avançada na discriminação auditiva com ruído competitivo. RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 2(1), 13–18. https://doi.org/10.51126/revsalus.v2i1.40 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.51126/revsalus.v2i1.40 | pt_PT |
dc.identifier.ismn | 2184-836X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/19019 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | RACS | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revsalus.racslusofonia.org/ojsrevsalus/index.php/RevSALUS/article/view/40 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Prática musical | pt_PT |
dc.subject | Pseudo palavras | pt_PT |
dc.subject | Ruído | pt_PT |
dc.subject | Discriminação | pt_PT |
dc.subject | Processamento auditivo | pt_PT |
dc.title | Influência da educação musical avançada na discriminação auditiva com ruído competitivo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
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oaire.citation.title | RevSALUS | pt_PT |
person.familyName | Tomé | |
person.givenName | David | |
person.identifier | 472686 | |
person.identifier.ciencia-id | 5F12-B2B1-B40B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1824-1019 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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