Repository logo
 
Publication

COVID-19 no Facebook: cobertura jornalística e envolvimento de audiências ativas, em Portugal

dc.contributor.advisorOliveira, Luciana Gomes de
dc.contributor.authorAzevedo, Joana Borges de Pinho Santos de
dc.date.accessioned2025-09-17T13:14:03Z
dc.date.available2025-09-17T13:14:03Z
dc.date.issued2022-07-31
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo apresentar uma revisão crítica da literatura, sobre a cobertura jornalística em Portugal, e o envolvimento das audiências emergentes nestes meios. Para análise deste envolvimento recorremos à plataforma Facebook. Com o intuito de sumarizar os seus principais resultados e servir de base para investigações futuras foi, primeiramente, realizado uma recolha de mais de 30 000 notícias e categorizadas categoriamente, com o objetivo de comrpeender as expressões e o sentimento associados. Cumprindo com o objetivo proposto, foi elaborado um estudo quantitativo com o obejtivo de caracterizar o equadramento de que as notícias sobre COVID-19 tiveram nas fontes de recolha de dados, comparar sua evolução temporal da relevância jornalística e avaliar a resposta e o envolvimento das audiências ativas, nestas mesmas fontes face à COVID-19. Este estudo destinou-se a compreender o desenvolvimento do comportamento das pessoas, em três plataformas de comunicação social portuguesas, e a perceber quais os temas de maior preocupação as pessoas, ou os de menor relevância. Destaca-se a relevância desta temática para a compreensão do envolvimento das audiências emergentes nas redes sociais, particularmente na plataforma Facebook, especialmente em momentos de crise como foi dispultado através da pandemia mundia de COVID-19.por
dc.description.abstractThis study aims to present a critical review of the literature on news coverage in Portugal and the involvement of emerging audiences in these media. To analyze this engagement we used the Facebook platform. In order to summarize its main results and serve as a basis for future research, we first collected more than 30 000 news items and categorized them categorically, in order to understand the expressions and sentiment associated. Fulfilling the proposed objective, a quantitative study was elaborated with the objecive of characterizing the background that the news about COVID-19 had in the data collection sources, compare its temporal evolution of journalistic relevance and evaluate the response and engagement of active audiences, in these same sources facing COVID-19. This study aimed to understand the development of people's behavior, in three Portuguese media platforms, and to understand which themes people are more concerned about, or those of less relevance. We highlight the relevance of this theme for understanding the involvement of emerging audiences in social networks, particularly on the Facebook platform, especially in times of crisis as was disputed through the worldwide pandemic of COVID-19.por
dc.identifier.tid204002818
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30465
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectCovid-19
dc.subjectFacebook
dc.subjectCobertura dos media
dc.subjectAudiência
dc.subjectDeteção de Emoções
dc.subjectControvérsia
dc.subjectAudience
dc.subjectEmotion detection
dc.subjectControversy
dc.titleCOVID-19 no Facebook: cobertura jornalística e envolvimento de audiências ativas, em Portugal
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Assessoria em Comunicação Digital

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação final.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: